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Por LksCanti
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Na década de 1950, o escritor Ariano Suassuna escreveu "O Auto da Compadecida", retratando a vida de dois homens em situação de miséria, Chicó e João Grilo, totalmente abandonados e desamparados, jogados à própria sorte. No momento atual, tal situação torna evidente o desafio socioeconômico e político que é garantir o acesso à cidadania no Brasil.
De acordo com Rene Descartes, filósofo francês, a condição de existência humana está atrelada a sua capacidade de pensar e viver em sociedade ("Penso, logo existo"). Entretanto, no país, 1,5% dos nascidos no território não possuem o status de cidadãos, seja por falta de estruturas de registro, transporte ou interesse individual, sendo negados condições básicas para viver, como saúde, educação, trabalho formal e segurança, bem como estímulos governamentais para subsistência. Portanto, tal fatia da população não existe legalmente e, assim como Chico e João Grilo, é jogada à própria sorte.
Na conjuntura da política humanitária externa do país, existem uma série de ações que podem ser tomadas, por exemplo, no caso de refugiados (pessoas que fogem de seus países por perseguições ou crises), como o registro, liberação de trabalho formal, acesso ao SUS e à educação, de acordo com o Estatuto dos Refugiados da ONU. Dito isto, fica claro que já existe um processo de tratamento para que novas pessoas sejam incorporadas à sociedade, contudo, tal estrutura não é devidamente aplicada em todas as pessoas e, infelizmente, ainda serve como instrumento para gerar desigualdade social na sociedade brasileira.
Portanto, é preciso reconhecer que tais grupos são uma parte relevante da sociedade, apesar de não registrados, e necessitam de acolhimento e direcionamento. Para isso, a criação de um comitê nacional de registro e desenvolvimento deverá ser criado pelo Ministério da Cidadania e, em conjunto com as secretárias estaduais e municipais, focado na inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho e no ambiente educacional, assim como com o Ministério da Economia para articular um programa para auxilio financeiro direto para famílias que não consigam tal inserção de forma rápida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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