Avatar do usuário
Por EmanuelS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85032
No ano de 2015 foi estabelecida a Agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, que tem uma série de objetivos a serem cumpridos pelos países até 2030. Entre esses objetivos está "redução de desigualdades". Contudo, ao analisar a falta de documentos que muitos brasileiros têm, fica claro que pouco tem sido feito para alcançá-lo, fato ocorrido principalmente por negligência estatal e baixa infraestrutura.

Nesse viés, é lícito postular que a omissão do Estado é um dos causadores do problema. A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à cidadania, entretanto, o governo falha em cumprir seu dever, haja vista que, segundo dados de IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros são "invisíveis" diante dos órgãos oficiais. Tal fato contribui para uma falta de oportunidades dessas pessoas, pois acabam não podendo exercer sua cidadania de forma plena, sem ter carteira de trabalho ou poder se matricular numa escola, etc. Assim, as desigualdades são aumentadas.

Sob outro prisma, a falta de infraestrutura nas cidades contribui para a problemática. A terceira lei de Newton diz que para cada ação, há uma reação de igual valor e direção oposta. Paralelamente, a carência de cartórios e meios para chegar à esses locais gera uma reação oposta ao esperado, tendo em vista que muitas famílias moram longe demais dessas localidades e não tem como ir para lá, dificultando que registrem seus filhos. Verifica-se, portanto, a nescessidade de melhorar essa infraestrutura.

Dessa forma, fica claro a importância de haverem ações concretas que combatam o imbróglio. Para tanto, os Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura devem, por meio de uma reforma nacional, aumentar a quantidade de cartórios no país, sobretudo em pequenas cidades, a fim de que os moradores de cidades afastadas possam exercer seu direito. Devem haver também reformas nas estradas, para facilitar o acesso à esses cartórios. Tais ações devem ser feitas usando recursos da União. Só assim o Brasil poderá reduzir desigualdades e cumprir um dos objetivos estabelecidos pela ONU.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por EmanuelS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85034
Esta foi a minha redação do ENEM 2021, se puderem corrigir eu agradeço, para entender meus erros e ter uma ideia da nota, diminuindo um pouco a ansiedade. :D

@leo1418 , @Mylike , @Duarte97 , @Felipe082 .
0
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85046
OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia esteja sendo incrível! 😸👋🏻

—Só lembrando que não sou uma corretora profissional! Apenas estou tentando te ajudar com algumas dicas e observações, então sinto muito qualquer erro.

—talvez sua nota seja maior, pois há alguns erros que podem ser desrelevantes para a redação do Enem.
/ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄\

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
Redação ╳﹫EmanuelS

Tema: "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. "

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
『⚅』Trocar/repetição.
『⚀』Errado.
『⚃』Correto.
『⚂』Atenção/ modificação..
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
INTRODUÇÃO
┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄┈┄┈┄┈┄┄╯

↳No ano de 2015 foi estabelecida a Agenda de desenvolvimento sustentável [❌C1》Agenda de Desenvolvimento Sustentável] da ONU, que tem uma série de objetivos a serem cumpridos pelos países até 2030. [❌C1》Erro de justaposição, aqui deveria ser uma vírgula] Entre esses objetivos está ["a"] "redução de desigualdades". Contudo, ao analisar a falta de documentos que muitos brasileiros têm [》repetição》 trocar por "possuem"], fica claro que pouco tem 《repetição] sido feito para alcançá-lo, fato ocorrido principalmente [❌C1》"principalmente" entre vírgulas] por [C1》"pela"] negligência estatal e [C1》"pela"] baixa infraestrutura.

┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄╯

Bom trabalho, apenas atente-se as dicas acima.

╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮

↳Nesse viés, é lícito postular que a omissão do Estado é um dos causadores do problema. A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à cidadania, entretanto, o governo falha em cumprir seu dever, haja vista que, segundo dados de [❌C1》"do"] IBGE, [❌C1》aconselho você a fazer dessa forma: " Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)"] cerca de 3 milhões de brasileiros são "invisíveis" diante dos órgãos oficiais. Tal fato contribui para uma falta de oportunidades dessas pessoas, pois acabam não podendo exercer sua cidadania de forma plena, sem ter carteira de trabalho ou poder se matricular numa [C4》"em uma"] escola, etc [⚠️C4》"entre outros"》evite "etc"]. Assim, as desigualdades são aumentadas.

╭──────────────────╯
Ótimo parágrafo, parabéns Samuel! Apenas tenha mais cuidado em alguns quesitos específicos.

▪️Estudar vírgula através de exercícios.
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Sob outro prisma, a falta de infraestrutura nas cidades contribui para a problemática. A terceira lei de Newton diz que para cada ação, há uma reação de igual valor e direção oposta. Paralelamente, a carência de cartórios e meios para chegar à [❌C1》"a"] esses locais gera uma reação oposta ao esperado, tendo em vista que muitas famílias moram longe demais dessas localidades e não tem [❌C1》têm》 devido a palavra "famílias"] como ir para lá, dificultando que registrem seus filhos. Verifica-se, portanto, a nescessidade [❌C1》"necessidade"] de melhorar essa infraestrutura.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Muito bom! Apenas notei alguns erros, mas no geral está incrível.

╰──────────────────╮

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯
CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
↳Dessa forma, fica claro a importância de haverem ações concretas que combatam o imbróglio. Para tanto, os Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura devem, por meio de uma reforma nacional, aumentar a quantidade de cartórios no país, sobretudo em pequenas cidades, a fim de que os moradores de cidades afastadas possam exercer seu direito. Devem haver também [❌C1》"também" entre vírgulas] reformas nas estradas, para facilitar o acesso à esses cartórios. Tais ações devem ser feitas usando recursos da União[⁉️C3》o que seriam esses recursos??]. Só assim o Brasil poderá reduzir desigualdades e cumprir um dos objetivos estabelecidos pela ONU.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Ótima conclusão!!

╭──────────────────╯

[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠

╭──────────────╯


🎬》material de apoio






0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85049
Oi, @EmanuelS, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

No ano de 2015, (1) foi estabelecida a Agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, que tem estabelece uma série de objetivos a serem cumpridos pelos países até 2030. Entre esses objetivos, entre os quais (2) está "redução de desigualdades" a redução de desigualdades (1). Contudo, ao analisar a falta de documentos que muitos brasileiros têm, fica claro que pouco tem sido feito para alcançá-lo, fato ocorrido principalmente por negligência estatal e por (3) baixa infraestrutura. (2)
Nesse viés, é lícito postular que a omissão do Estado é um dos causadores do problema. A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à cidadania (3), entretanto, o governo falha em cumprir seu dever, haja vista que, segundo dados de do IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros são "invisíveis" diante dos órgãos oficiais. Tal fato contribui para uma falta de oportunidades dessas pessoas, pois acabam não podendo exercer sua cidadania de forma plena, sem ter carteira de trabalho ou poder se matricular numa escola, etc. Tal fato contribui para que haja uma falta de oportunidades, pois essas pessoas não podem ter carteira de trabalho ou se matricular em uma escola, o que impede o exercício pleno da cidadania. (4) Assim, as desigualdades são aumentadas (4).
Sob outro prisma, a falta de infraestrutura nas cidades contribui para a problemática. A terceira lei de Newton diz que, para cada ação, há uma reação de igual valor e direção oposta (5). Paralelamente, a carência de cartórios e meios para chegar à (5) a esses locais gera uma reação oposta ao esperado (6), tendo em vista que muitas famílias moram longe demais dessas localidades e não tem têm como ir para até lá, dificultando que registrem o registro de seus filhos. Verifica-se, portanto, a nescessidade necessidade de melhorar essa infraestrutura.
Dessa forma, fica claro clara (6) a importância de haverem haver (7) ações concretas que combatam o imbróglio. Para tanto, os Ministérios da Cidadania e o Ministério da Infraestrutura devem, por meio de uma reforma nacional, aumentar a quantidade de cartórios no país, sobretudo em pequenas cidades pequenos municípios, a fim de que os moradores de cidades afastadas possam exercer seu direito. Devem Deve (8) haver também reformas nas estradas, para facilitar o acesso à a esses cartórios. Tais ações devem ser feitas usando recursos da União (7). Só assim o Brasil poderá reduzir desigualdades e cumprir um dos objetivos estabelecidos pela ONU (8).


LINGUAGEM

(1) Isole com vírgulas o adjunto adverbial deslocado "no ano de 2015".
https://clubedoportugues.com.br/adjunto ... r-virgula/
(2) Sugiro essa alteração para evitar que a frase seja curta demais e para eliminar a repetição da palavra "objetivos".
(3) Atenção ao paralelismo sintático.
paralelismo-sintatico-c1-t15138.html
(4) Recomendo essa modificação para transmitir com mais precisão a ideia da frase. Anteriormente, a ordem dos elementos sintáticos estava prejudicando a compreensão do sentido. Além disso, havia um desvio de coloquialidade - "numa" - e uma expressão genérica cujo uso não é aconselhado na redação do ENEM - "etc".
(5) Cuidado com desvios de crase.
entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(6) Nesse caso, "clara" concorda com "importância", que é o núcleo do sujeito. Note que a oração está na ordem indireta: "fica clara a importância de haver ações concretas que combatam o imbróglio" é o mesmo que "a importância de haver ações que combatam o imbróglio fica clara", mas com algumas inversões sintáticas.
(7) O verbo "haver", no sentido de existir, é impessoal e, em vista disso, permanece sempre no singular.
https://duvidas.dicio.com.br/verbo-have ... e-existir/
(8) Mais um verbo impessoal.


CONTEÚDO

(1) Bom repertório.
(2) Introdução bem estruturada.
(3) Bom repertório.
(4) Aprofunde mais esse fechamento.
(5) Pessoalmente, não gosto desse repertório: não é nem pertinente nem produtivo.
(6) Essa relação não ficou coerente. Quando se observa a carência de um determinado serviço público, o efeito esperada é que a população fique desamparada, exatamente o que ocorreu devido à quantidade insuficiente de cartórios. Portanto, é equivocado afirmar que há uma "reação oposta do esperado".
(7) Proposta completa, parabéns!
(8) Boa retomada de repertório.


NOTAS

C1 - 120. Há alguns desvios de gramática.
exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 160. Há algumas falhas, em pequena quantidade, no projeto de texto e na argumentação.
projeto-de-texto-c3-t15094.html
C4 - 200. Parabéns!
C5 - 200. Parabéns!
Total - 880
Muito boa nota! Continue assim! ;)


SUA AJUDA É MAIS IMPORTANTE DO QUE VOCÊ IMAGINA

Já pensou em doar para o projeto? Se puder, clique aqui: donation/index.html

Ei, que tal agora corrigir os textos de outras pessoas? Continue este ciclo!
Você pode consultar a tabela oficial dos corretores do ENEM no link abaixo:
apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85050
EmillyySilva escreveu:OLÁ! Tudo bem? Espero que seu dia esteja sendo incrível! 😸👋🏻

—Só lembrando que não sou uma corretora profissional! Apenas estou tentando te ajudar com algumas dicas e observações, então sinto muito qualquer erro.

—talvez sua nota seja maior, pois há alguns erros que podem ser desrelevantes para a redação do Enem.
/ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄ ̄\

🦆 ⌕ 𖨂 Correção de EmiillySilva》▷
Redação ╳﹫EmanuelS

Tema: "Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil. "

👥⌕ 𖨂 ᵉˢˢᵃ ᶜᵒʳʳᵉᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵗᵉᵐ ᶜᵒᵐᵒ ᶠᶦⁿᵃˡᶦᵈᵃᵈᵉ ᵍᵘᶦᵃʳ ᵉ ᵃˡᵉʳᵗᵃʳ ᵒ ᵉˢᶜʳᶦᵗᵒʳ ᵈᵉ ˢᵉᵘˢ ᵈᵉˢˡᶦᶻᵉˢ ᵒᵘ ᵖᵒˢˢᶦ́ᵛᵉᶦˢ ᵉʳʳᵒˢ ᵈᵉ ᵃᶜᵒʳᵈᵒ ᶜᵒᵐ ᵒ ᵐᵒᵈᵉˡᵒ ᵈᵉ ʳᵉᵈᵃᶜ̧ᵃ̃ᵒ ᵉⁿᵉᵐ. ᵃᵖᵃʳᵗᶦʳ ᵈᶦˢˢᵒ ᵉ́ ᶦᵐᵖᵒʳᵗᵃⁿᵗᵉ ᵈᵉˢᵗᵃᶜᵃʳ ᵠᵘᵉ ⁿᵃ̃ᵒ ˢᵒᵘ ᵘᵐ ᵖʳᵒᶠᶦˢˢᶦᵒⁿᵃˡ ⁿᵃ ᵃ́ʳᵉᵃ, ᵉⁿᵗᵃ̃ᵒ ᵠᵘᵃˡᵠᵘᵉʳ ᵉᵠᵘᶦ́ᵛᵒᶜᵒ ᵈᵃ ᵐᶦⁿʰᵃ ᵖᵃʳᵗᵉ ᵇᵃˢᵗᵃ ᵐᵉ ᶦⁿᶠᵒʳᵐᵃʳ, ᵖᵒᶦˢ, ᶠᵃᶜ̧ᵒ ᵃᵖᵉⁿᵃˢ ᶜᵒᵐ ᶦⁿᵗᵘᶦᵗᵒ ᵈᵉ ᵃʲᵘᵈᵃʳ ᵒˢ ᵒᵘᵗʳᵒˢ
─────────────────
Competências
﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌﹌
『⚅』Trocar/repetição.
『⚀』Errado.
『⚃』Correto.
『⚂』Atenção/ modificação..
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
[⚠️》 Perdão se alguma cor sair errada.]
┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄
INTRODUÇÃO
┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄┈┄┈┄┈┄┄╯

↳No ano de 2015 foi estabelecida a Agenda de desenvolvimento sustentável [❌C1》Agenda de Desenvolvimento Sustentável] da ONU, que tem uma série de objetivos a serem cumpridos pelos países até 2030. [❌C1》Erro de justaposição, aqui deveria ser uma vírgula] Entre esses objetivos está ["a"] "redução de desigualdades". Contudo, ao analisar a falta de documentos que muitos brasileiros têm [》repetição》 trocar por "possuem"], fica claro que pouco tem 《repetição] sido feito para alcançá-lo, fato ocorrido principalmente [❌C1》"principalmente" entre vírgulas] por [C1》"pela"] negligência estatal e [C1》"pela"] baixa infraestrutura.

┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┈┄┄╯

Bom trabalho, apenas atente-se as dicas acima.

╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮

↳Nesse viés, é lícito postular que a omissão do Estado é um dos causadores do problema. A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à cidadania, entretanto, o governo falha em cumprir seu dever, haja vista que, segundo dados de [❌C1》"do"] IBGE, [❌C1》aconselho você a fazer dessa forma: " Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)"] cerca de 3 milhões de brasileiros são "invisíveis" diante dos órgãos oficiais. Tal fato contribui para uma falta de oportunidades dessas pessoas, pois acabam não podendo exercer sua cidadania de forma plena, sem ter carteira de trabalho ou poder se matricular numa [C4》"em uma"] escola, etc [⚠️C4》"entre outros"》evite "etc"]. Assim, as desigualdades são aumentadas.

╭──────────────────╯
Ótimo parágrafo, parabéns Samuel! Apenas tenha mais cuidado em alguns quesitos específicos.

▪️Estudar vírgula através de exercícios.
- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -

╭──────────────╯

⁰² 【 DESENVOLVIMENTO
╰──────────────────╮
Sob outro prisma, a falta de infraestrutura nas cidades contribui para a problemática. A terceira lei de Newton diz que para cada ação, há uma reação de igual valor e direção oposta. Paralelamente, a carência de cartórios e meios para chegar à [❌C1》"a"] esses locais gera uma reação oposta ao esperado, tendo em vista que muitas famílias moram longe demais dessas localidades e não tem [❌C1》têm》 devido a palavra "famílias"] como ir para lá, dificultando que registrem seus filhos. Verifica-se, portanto, a nescessidade [❌C1》"necessidade"] de melhorar essa infraestrutura.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Muito bom! Apenas notei alguns erros, mas no geral está incrível.

╰──────────────────╮

- - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - - - - - - - - -- - - -
╭──────────────╯
CONCLUSÃO
╰──────────────────╮
↳Dessa forma, fica claro a importância de haverem ações concretas que combatam o imbróglio. Para tanto, os Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura devem, por meio de uma reforma nacional, aumentar a quantidade de cartórios no país, sobretudo em pequenas cidades, a fim de que os moradores de cidades afastadas possam exercer seu direito. Devem haver também [❌C1》"também" entre vírgulas] reformas nas estradas, para facilitar o acesso à esses cartórios. Tais ações devem ser feitas usando recursos da União[⁉️C3》o que seriam esses recursos??]. Só assim o Brasil poderá reduzir desigualdades e cumprir um dos objetivos estabelecidos pela ONU.

╭──────────────────╯
⌜ ✎⌝ Ótima conclusão!!

╭──────────────────╯

[🔥》"Continue! A força de vontade é o lema que conduz a nossa vida e nos faz navegar em busca de nossos sonhos."]

BOA SORTE E UM BEIJO NO CÉREBRO. 😚🧠

╭──────────────╯


🎬》material de apoio






Ótima correção, @EmillyySilva! Super bonita e detalhada! :)
Postei a minha também porque, quando você postou a sua, eu já estava no meio da minha... Mas não faz mal, né? Quanto mais correções, mais se aprende :lol:
0
Avatar do usuário
Por EmillyySilva
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85051
Obrigada, Você também @Felipe082! ;)

Então, quando terminei a correção eu vi que você tinha acabado de dar a nota, de imediato pensei: "vish! tenho certeza que ele vai mandar uma correção" kkk até esperei uns segundos, mas já tinha feito uma também, aí decidi mandar. Quem sai no lucro é o @EmanuelS … você estava sumido @Felipe082, senti falta de ver suas correções tão bem feitas! Espero que fique desta vez! 😺👍🏼
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85053
Valeu :D
Pretendo ficar, sim. Eu estava sumido por causa dos meus estudos para o vestibular, mas agora já fiz todas as provas que eu tinha que fazer.
0
Avatar do usuário
Por EmanuelS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#85055
Obrigado pela correção pessoal!! Foi incrivelmente detalhada e bem melhor do que eu esperava. Vou seguir suas dicas e usar em minhas próximas redações! :D :D :mrgreen:

@Felipe082 , @EmillyySilva

De fato saí no lucro :D .
0
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#85074
Que bom que você gostou, @EmanuelS! Fico feliz por receber esse feedback!
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
68 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
212 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM