Nesse viés, é lícito postular que a omissão do Estado é um dos causadores do problema. A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à cidadania, entretanto, o governo falha em cumprir seu dever, haja vista que, segundo dados de IBGE, cerca de 3 milhões de brasileiros são "invisíveis" diante dos órgãos oficiais. Tal fato contribui para uma falta de oportunidades dessas pessoas, pois acabam não podendo exercer sua cidadania de forma plena, sem ter carteira de trabalho ou poder se matricular numa escola, etc. Assim, as desigualdades são aumentadas.
Sob outro prisma, a falta de infraestrutura nas cidades contribui para a problemática. A terceira lei de Newton diz que para cada ação, há uma reação de igual valor e direção oposta. Paralelamente, a carência de cartórios e meios para chegar à esses locais gera uma reação oposta ao esperado, tendo em vista que muitas famílias moram longe demais dessas localidades e não tem como ir para lá, dificultando que registrem seus filhos. Verifica-se, portanto, a nescessidade de melhorar essa infraestrutura.
Dessa forma, fica claro a importância de haverem ações concretas que combatam o imbróglio. Para tanto, os Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura devem, por meio de uma reforma nacional, aumentar a quantidade de cartórios no país, sobretudo em pequenas cidades, a fim de que os moradores de cidades afastadas possam exercer seu direito. Devem haver também reformas nas estradas, para facilitar o acesso à esses cartórios. Tais ações devem ser feitas usando recursos da União. Só assim o Brasil poderá reduzir desigualdades e cumprir um dos objetivos estabelecidos pela ONU.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.