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Por Jennyax
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No livro de fantasia "A vida invisível de Addie Larue" da escritora Victoria Schwab a protagonista Adeline Larue faz um pacto com um Deus da noite para ser livre e viver como ela desejar, mas como consequência desse pacto ninguém que conhecer Addie se lembrará dela, fadada ao esquecimento ela se torná "invisível" diante da sociedade. Fora da ficção isso também ocorre, a história de Addie se assemelha a de pessoas que não possuem registro civil que são consideradas "invisíveis" pelo governo e perdem direitos básicos como a capacidade de votar, usar o SUS e registrar seus filhos.
É importante lembrar que assim que uma criança nasce ela deve ser registrada, a certidão de nascimento é a porta de entrada para garantia de outros documentos sendo assim é de suma importância que os pais sejam os primeiros a intervir pelo direito dos filhos.
Além disso, considerando a situação atual, pessoas que não possuem registro não podem ter acesso aos programas do governo como o auxílio emergencial. Como diz a música "Eu sou um cidadão" de Josilson Lolo "Sou contribuinte, consciente meu irmão, devo fazer valer a constituição", a Constituição Federal assegura gratuidade do registro civil e de direitos sociais que são negados a quem não possui registro civil por não serem vistos como "cidadãos".
Portanto, é preciso que o estado crie projetos que possibilitam a essas pessoas a garantia dos seus direitos fazendo campanhas de conscientização da importância do registro e ações em lugares públicos. Assim essas pessoas poderão participar realmente da sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Felipe082
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#84968
Oi, @Jennyax, tudo certo? Vou corrigir a sua redação. Qualquer dúvida, fique à vontade para me perguntar.

correção ou sugestão
erro
"melhorável"
repetição

No livro de fantasia "A vida invisível de Addie Larue", da escritora Victoria Schwab, (1) a protagonista Adeline Larue faz um pacto com um Deus deus (2) da noite para ser livre e viver como ela desejar, mas, como consequência desse pacto, (3) ninguém que conhecer Addie nenhum conhecido (4) se lembrará dela, dela; fadada ao esquecimento, ela se torná tornará "invisível" diante da sociedade (5) (1). Fora da ficção, isso também ocorre, a história de Addie se assemelha a à (6) de pessoas que não possuem registro civil (7), que as quais (8) são consideradas "invisíveis" pelo governo e perdem direitos básicos, (9) como a capacidade de votar, de (10) usar o Sistema Único de Saúde (SUS) e de registrar seus filhos (2).
É importante lembrar que, assim que uma criança nasce, (11) ela deve ser registrada, a. A certidão de nascimento é a porta de entrada (12) um requisito para a garantia de outros documentos, sendo assim é de suma importância que os pais sejam os primeiros a intervir pelo direito dos filhos (4).
Além disso, considerando a situação atual, pessoas que não possuem registro não podem ter acesso aos programas do governo, (13) como o auxílio emergencial. Como diz a música "Eu sou um cidadão", de Josilson Lolo Lobo, (14) "Sou contribuinte, consciente meu irmão, devo fazer valer a constituição" (15) (5), a Constituição Federal assegura gratuidade do registro civil e de direitos sociais que são negados a quem não possui aos indivíduos que não possuem registro civil, porque não serem eles não são vistos como "cidadãos" (16).
Portanto, é preciso que o estado Estado [agente] (17) crie projetos que possibilitam possibilitem (18) a essas pessoas a garantia dos seus direitos [ação] (6), fazendo campanhas de conscientização da importância do registro e ações em lugares públicos [meio]. Assim, essas pessoas poderão participar realmente da sociedade [efeito] (7). (8)


LINGUAGEM

(1) Isole o aposto "da escritora Victoria Schwab" com vírgulas.
virgula-e-outros-sinais-de-pontuacao-c1-t15059.html
(2) Como não é o Deus de uma religião monoteísta, o correto é utilizar inicial minúscula: "deus".
https://www.soportugues.com.br/secoes/F ... r%2C%20etc.
(3) Isole o aposto "como consequência desse pacto" com vírgulas.
(4) Apenas uma sugestão.
(5) Da forma que você escreveu, há desvios de pontuação que deveriam ser corrigidos. Outra opção seria reformular a frase: "mas, como consequência desse pacto, nenhum conhecido se lembrará dela e ela se tornará 'invisível' diante da sociedade".
(6) Aqui, a crase é necessária pelo fato de que a palavra "história" fica subentendida: "a história de Addie se assemelha à [história] de pessoas que não possuem registro civil".
entenda-a-logica-da-crase-c1-t28989.html
(7) Essa frase ficou redundante. No contexto em que estão inseridos, o trecho "Fora da ficção, isso também ocorre" e o trecho "a história de Addie se assemelha a de pessoas que não possuem registro civil" transmitem a mesma ideia. Você poderia retirar um deles ou acrescentar, entre eles, um conectivo explicativo, como "pois".
(8) A fim de evitar a repetição da palavra "que", recomendo a substituição da segunda ocorrência por "as quais".
(9) Isole com vírgula o aposto que contém a exemplificação.
(10) Atenção ao paralelismo sintático.
paralelismo-sintatico-c1-t15138.html
(11) Isole com vírgulas o aposto "assim que uma criança nasce".
(12) Evite coloquialidades.
(13) Isole com vírgula o aposto que contém a exemplificação.
(14) Isole com vírgulas o aposto "de Josilson Lobo".
(15) Há um problema de coesão: o trecho da música não foi satisfatoriamente articulado ao restante da frase.
(16) Reescrevi a frase para eliminar os desvios de concordância. A palavra "quem" está no singular e, em vista disso, não pode ser substituída por "eles" nem concordar com "serem", no plural.
(17) Sempre que a palavra "Estado" fizer referência às instituições públicas, a inicial deve ser maiúscula; a forma "estado", grafada com letra minúscula, significa Unidade da Federação - São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, por exemplo.
https://duvidas.dicio.com.br/estado-e-c ... maiuscula/
(18) Como utilizou-se o verbo "crie", no modo subjuntivo, deve-se manter o mesmo padrão: "possibilitem".
https://www.infoescola.com/portugues/modo-subjuntivo-3/


CONTEÚDO

(1) Bom repertório.
(2) Note que você relacionou o repertório à realidade brasileira e, na mesma frase, estabeleceu sua tese. Seria interessante se houvesse uma delimitação mais evidente entre essas duas partes do parágrafo. Além disso, o seu ponto de vista teria mais força se os argumentos centrais fossem menos semelhantes entre si.
elaboracao-da-contextualizacao-e-da-tes ... 15078.html
(3) Apesar das imperfeições, gostei da sua introdução.
(4) Esse parágrafo tem diversos problemas no que diz respeito ao conteúdo. Vou enumerar os três principais: primeiro, seu argumento ficou superficial devido à falta de aprofundamento; segundo, a sua linha de raciocínio não possui uma estrutura adequada, pois não há uma noção de começo, meio e fim; terceiro, há uma contradição na afirmação de que "os pais sejam os primeiros a intervir pelo direito dos filhos", haja vista que, em sua tese, você responsabilizou o Estado pelo problema.
projeto-de-texto-c3-t15094.html
(5) Bom repertório.
(6) A ação de "criar projetos" é um pouco vaga demais. Quais projetos? Proponha algo mais específico.
(7) Intervenção com quatro dos cinco elementos necessários. Faltou o detalhamento.
proposta-de-intervencao-c5-t15145.html
(8) De preferência, retome um repertório aqui.


NOTAS

C1 - 120. Há alguns desvios de gramática.
exercicios-diagnosticos-com-gabarito-de ... 29204.html
C2 - 200. Parabéns!
C3 - 120. Há algumas falhas no projeto de texto.
C4 - 160. Há poucos problemas de coesão.
C5 - 160. Há quatro elementos na proposta.
Total - 760
Boa nota! Continue praticando e conte comigo ;)


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