A partir disso, a princípio, a negligência estatal na má distribuição de locais para o registro de indivíduos é um pilar para a problemática. De acordo com o sociólogo Pareto, em sua teoria “Ótimo de Pareto”, o Estado é responsável por manter o equilíbrio em todas as esferas sociais. Contudo, a realidade rompe com essa máxima, haja vista que, os cartórios de registro civil estão em maior concentração nos centros urbanos. Dessa forma, a família que vive em áreas afastadas, enfrenta dificuldades, seja ela financeira ou de mobilidade, para registrar seus filhos. Em consequência disso, há um aumento de indivíduos sem identificação.
Outrossim, o silenciamento da mídia contribui para as dificuldades de garantir a cidadania da população. Segundo o sociólogo Byung-Chul Han, a mídia é um meio que influencia o comportamento individual. Nesse sentido, se não houver propagandas e pronunciamentos acerca do registro civil, menos pessoas terão consciência sobre a importância de tal ato. Em razão disso, se abre espaço para a perpetuação da desvalorização da cidadania.
Infere-se, portanto, as dificuldades para estabelecer o acesso à cidadania no Brasil. Diante disso, cabe ao Ministério da Cidadania - órgão responsável por políticas da área - instituir, por meio de 1% dos impostos, o projeto “Cidadania para todos”. Tal projeto consistirá na construção de cartórios fora de centros urbanos, principalmente, nas áreas com menor distribuição de renda, de maneira que o acesso ao registro seja facilitado a todo cidadão. Além disso, a ação empregará campanhas publicitárias em meios midiáticos, a fim de que haja a conscientização da população sobre o registro civil e sua importância para o exercício da cidadania. Somente assim, no prazo de 1 ano, a ideia de Sérgio Buarque não passará de teoria.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.