De início, vale ressaltar a falta de debates como causadora do impasse. Conforme o filósofo Habermas, "a linguagem é uma verdadeira forma de ação". Nesse sentido, nota-se que a questão do registro civil não é amplamente discutida na sociedade, o que acarreta a falta de conhecimento acerca da temática e sua importância na sociedade atual. Logo, a persistência desse silenciamento dificulta a resolução da problemática e contribui com a invisibilidade e exclusão dos envolvidos.
Outrossim, cabe analisar a desigualdade social como outra forte causa da controvérsia. Sobre isso, no livro "Vidas Secas", do escritor brasileiro Graciliano Ramos, é retratada a realidade de uma família de retirantes vítima da pobreza e da exclusão social. Fora da obra, no contexto brasileiro atual, indivíduos em situação similar à das personagens do livro terão em mente, primeiramente, a preocupação com suas condições básicas de sobrevivência, o que acaba por tornar a questão do registro civil um assunto de importância secundária na vida dessas pessoas. Desse modo, a permanência dessa desigualdade acentua ainda mais a exclusão e a invisibilidade presentes no cenário.
Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para amenizar o impasse. Para tal, cabe à mídia, por meio de campanhas nos meios de comunicação em massa, promover a questão do registro civil, com enfoque na importância da documentação para a vida no Brasil. Essa medida terá como finalidade tornar o conhecimento acerca dessa temática mais debatidos na sociedade brasileira. Ademais, cabe ao Governo Federal, mediante políticas públicas, amplificar as medidas de combate à pobreza e à exclusão, de modo a reduzir a invisibilidade dos grupos de pessoas sem documentação. Dessa maneira, um passo colossal será dado rumo ao progresso da nação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 189
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 194
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.