Primeiramente, é possível acusar a escassa produção desse produto como um dos causadores dessa problemática. Nessa perspectiva, pode-se mencionar que, desde sua colonização, o Brasil é um país de produção majoritariamente alimentícia e sem muito foco em outras áreas, como a tecnologia. Consequentemente, tecnologias como o carro elétrico não são frequentemente vistas na sociedade e grande parte da população brasileira acaba por não ter contato com o veículo, muitas vezes sequer sabendo de sua existência e/ou não entendendo os benefícios de seu uso. Assim, forma-se um ciclo em que não há investimentos na produção de carros movidos a eletricidade pela falta de consumidores, e não há consumidores suficiented devido ao desconhecimento do produto.
Em segundo plano, os preços inacessíveis dos poucos carros elétricos vendidos no Brasil agravam a situação. Nesse contexto, a insuficiente produção nacional do produto rende necessária a importação de veículos elétricos de outras nações, o que costuma ser custoso devido ao transporte e taxas de importação. Como consequência, para não obter prejuízos, os preços dos veículos são aumentados pelos vendedores e, tendo em vista o baixo valor salarial médio do povo brasileiro, a mercadoria se torna inacessível à população. Desse modo, o automóvel se torna exclusivo da elite econômica e não do público, comprometendo sua disseminação.
Portanto, é evidente que, para difundir o uso de carros elétricos pelo meio popular, é dever do Governo Federal em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente financiar a sua produção no país, por meio da construção de indústrias e formação de profissionais aptos para coordenar o processo produtivo. Além do mais, é importante que o Governo Federal reduza as taxas de importação de tecnologias estrangeiras, com o objetivo de render possível a compra do carro elétrico por pessoas comuns. Assim, a difusão desses veículos mais sustentáveis será concretizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.