alastrando-se por toda extensão terrestre e, assim como ocorre de forma fictícia na série, acaba trazendo limitações na saúde, principalmente no Brasil, de modo que acaba prejudicando o SUS ( Sistema Único de Saúde ). Com isso, nota-se que as limitações desse sistema, no contexto pandêmico, são a infraestrutura precária dos hospitais e a insuficiente ação governamental, configurando sérios impasses.
Nessa perspectiva, urge salientar, em primeira análise, que os hospitais públicos brasileiros sofrem por carência de leitos, respiradores e outros suportes na pandemia. Acerca disso, na série americana “Grey's anatomy”, a equipe médica do Hospital Grey Sloam Memorial, localizado em Seattle, foi surpreendida e afetada devido à descoberta do novo coronavírus, uma vez que há uma carência maior de recursos em tal ambiente hospitalar para atuar sobre essa doença viral. Desse modo, é possível fazer uma analogia com os obstáculos vivenciados pelo SUS com a Covid-19, pois em decorrência da escassez de medicamentos, equipamentos e vacinas, tais redes hospitalares Sofrem com as limitações advindas do cenário pandêmico, o que acaba por prejudicar os médicos e principalmente os pacientes, em decorrência do impacto inesperado, como ocorre em “Grey's anatomy” . Logo, é imprescindível uma ação do Estado para minimizar os abalos da pandemia na saúde pública.
Além disso, em segundo plano, a governança brasileira hesita em agir para que esses desafios mostrados no sistema sejam diminuídos. Por conseguinte, o jornalista e dramaturgo irlandês, George Bernard Shaw, pontua que o progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada. Dessa forma, tal pensamento assemelha-se à questão do problemas sofridos pelo SUS com o novo corona vírus, visto que, enquanto o governo não mudar sua postura acerca das problemáticas que as pessoas encontram na saúde nesse contexto, os desafios impostos como o não uso de máscaras, a utilização da cloroquina como tratamento e o incentivo à diminuição de vacinação continuarão presentes no corpo social brasileiro. À vista disso, o poder público deve pronunciar-se com medidas de mudança.
Portanto, atitudes devem
Intermediar esse panorama. Por isso, cabe ao Ministério da Saúde — ramo do Estado responsável pela extensão da saúde brasileira — sanar os empecilhos vividos pelo SUS na pandemia da Covid-19, por meio da implementação de programas para melhorar as estruturas e materiais dos hospitais e postos de saúde, havendo um preparo para possíveis outras doenças virais além do coronavírus. Outrossim, é necessária uma maior difusão de conhecimento sobre os cuidados que devem ser seguidos numa época pandêmica, com objetivo de não sobrecarregar o Sistema Único de Saúde do país. Somente assim, a saúde pública não estará mais prejudicada, como acontece em “Z nation”.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.