Partindo desse pressuposto, é importante discutir sobre como as poucas formas de denúncia agravam a periculosidade dos relacionamentos abusivos. Nessa perspectiva, Tomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Porém, as autoridades competentes rompem com essa conformidade, pois proporcionam poucas vias para denunciar os abusos sofridos pelas vítimas. Logo, é de urgência que os governantes apresentem formas para combater tal problema, pois essa situação não pode perpetuar.
Ademais, temos que a falta de programas sociais contribui de forma significativa para a crescente dos casos de abusos. Sobre isso, alguns anos atrás, o Brasil presenciou o inaceitável ato de violência do goleiro Bruno com sua esposa, esse acontecimento prova o quão preocupante é o assunto. Apesar dos fatos, poucas são as formas de concientizar a população, sendo que inúmeras pessoas não se sentem seguras para denunciar os casos, sendo elas vítimas ou não, e várias outras não conseguem perceber que estão sendo abusadas. Com isso em mente, surge que o assunto seja discutido e minimizado, pois é inaceitável que a situação perdure dessa forma.
Interfere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelas vítimas de relacionamentos abusivos no Brasil. Para isso, é necessário que o governo, a exemplo do Ministério da Família e da Saúde, deve criar formas mais efetivas de denunciar relações abusivas por meio de postos policiais especializados no assunto e disque-denúncias mais efetivos, tais ações tem por finalidade minimizar os casos de abusos domésticos e trazer mais segurança aos abusados. Também é importante que o governo crie campanhas de concientização com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre o assunto. Com isso conseguiremos nos aproximar dos ideais apresentados na obras de More e rumar para uma direção mais esperançosa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.