Dessa forma, em primeira análise, a preocupação excessiva com a aparência é um desafio presente no problema. De acordo com a pesquisa feita pela AAFPRS, 55% dos pacientes que apelaram para as plásticas faciais, foram motivados pelas selfies. Nesse sentido, isso ocorre em nossas sociedade, principalmente a busca pela aceitação da autoimagem, tendo como principal fator de disseminação, as redes sócias, pois nelas encontram-se publicações contendo excesso do uso de filtros, com corpos e peles perfeitas. E ao se verem distante desse ideal imposto pela população, surgem diversos problemas relacionados à saúde desses indivíduos, como transtorno de personalidade, insegurança e distúrbios alimentares.
Além disso, vale ressaltar que a falta de discussão sobre o padrão de beleza nas escolas, influencia fortemente o problema. Em uma entrevista, Luciene Tognetta, professora de psicologia da Unesp, comenta que discutir padrões culturais de beleza , também deve fazer parte dos assuntos tratados pelos educadores, e não apenas entre familiares. Visto que muitas vezes, as crianças crescem sem refletirem sobre esses protótipos nas instituições de ensino, e os impactos que eles reverberam na sociedade brasileira. Assim, propensos a se tornarem indivíduos sem personalidade própria, e “escravos” desse modelo.
Portanto, é imprescritível atuar sobre o problema. Sendo assim, o Ministério da Educação, responsável pelos assuntos à educação e cultura em todo o país, deve atuar por meio da inserção de discussões nas instituições de ensino, sobre o uso excessivo de filtros e mecanismos de tratamento de imagem no ensino fundamental e médio, a fim de proporcionar maturidade e consentimento sobre a importância da autoaceitação e as consequências causadas por esses mecanismos. Além disso, é de extrema importância que o Ministério da Saúde intervinha, por meio das mídias sociais, divulgando propagandas que visem a autoaceitação do público. Somente assim, esses ideais poderão ser amenizados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.