Em primeira análise, é fulcral pontuar a exposição midiática como promotor do problema. Em sua obra “A era do vazio” , o filósofo francês Gilles Lipovetsky afirma que a cultura do sacrifício está morta, e, por conseguinte, não se sente mais a dor do outro. Nesse sentido, a velocidade como as informações são propagadas na internet, tornam-se alvos de discussões entre os usuários, haja vista que no âmbito cibernético, pessoas são julgadas seja por erros momentâneos, ou, atitudes homofóbicas. Tal linchamento virtual, promove a instabilidade da vítima, seja por disseminação de ódio, ou, bombardeios em autodefesa da vítima. Dessa maneira, faz-se mister a reformulação dessa postura vigente no país.
Ademais, é imperativo destacar a questão deriva da inoperância do núcleo social. De acordo com o filósofo Foucault "toda sociedade é movida por discursos", para ele todas as visões e as opiniões do mundo em comum, formam uma comunidade coesa. Entretanto, tal pensamento não tem se reverberado na nação-brasileira, uma vez que as pessoas vigiam comportamentos não adequados e muitas das vezes não exercem seu papel na prática em defesa dos oprimidos. Assim, se sólidas ações inoperantes não forem excluídas, a caminhada brasileira caminhará em passos curtos.
Em suma, atenuar os desafios relacionados à cultura do cancelamento é necessário. Logo, o Poder Público, junto à mídia, deve incentivar que as pessoas poderem seus comportamentos perante ao cancelamento e pratiquem seus diálogos, por meio de propagandas, televisões e essencialmente, em redes sociais a fim de que essa cultura não seja mais operante na nossa realidade social. Essa medida trará a consciência dos indivíduos a frente das suas condutas. Assim, situações no Big Brother Brasil não representará nosso campo social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.