Desse modo, em primeira análise, é importante ressaltar a grande desigualdade social presente no Brasil como um grande impulsionador do problema. Os filósofos Karl Marx e Friedrich Engels defendiam que todas as sociedades existentes transpassavam o legado da luta de classes. E de fato, tal luta é algo que persiste na sociedade contemporânea, uma vez que estudantes com baixa renda dificilmente conseguem ter acesso a uma internet de qualidade para realizar as atividades acadêmicas; sem falar na falta de um espaço adequado para destinar aos estudos, o que acaba prejudicando o aprendizado e desmotivando esses jovens. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Em paralelo, a má infraestrutura fornecida aos estudantes por parte do governo intensifica a gravidade do problema. Para Zygmunt Bauman, as instituições, dentre elas o estado, fazem de tudo para manter sua forma, mas perdem o principal que é sua função social. De fato, a afirmação do sociólogo é verificada no cotidiano, já que uma das principais dificuldades do ensino remoto é a falta de equipamentos, como notebooks e celulares, que muitos alunos possuem e que não lhes é fornecido pelo Estado; o que, consequentemente, dificulta o acesso às aulas. Assim sendo, é fundamental que o conceito das “instituições zumbis” - criado por Bauman - seja superado.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a desigualdade e a má infraestrutura que impera. Para isso, cabe ao governo, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), doar equipamentos, como notebooks e tablets, para aqueles estudantes que precisam, através de uma parceria com empresas de tecnologia, bem como uma realocação de verbas, com o objetivo de proporcionar aos jovens melhores condições de ensino. Tal ação pode contar ainda com a disponibilização de planos com internet para os estudantes. Assim espera-se uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.