Apesar de haver a permissão para a participação dos menores de idade (a partir de 16 anos) no processo eleitoral, ainda há a exclusão dos mesmos quando se trata da resolução de problemas da sociedade, até mesmo aqueles que os incluem, como a falta de recursos nas escola públicas. Durante o ciclo estudantil não são ensinados sobre seus direitos e deveres como cidadãos e não há a motivação necessária nas escolas para que exerçam seu papel como participantes de decisões referentes ao tema, o que resulta em uma lacuna na democracia brasileira. E, como o Ministro do Tribunal Eleitoral (TSE) Admar Gonzaga alega, “a participação dos jovens é fundamental para a consolidação da democracia brasileira”. Portanto, a carência de inclusão da juventude em problemas sociais atrapalha o desenvolvimento equilibrado da democracia no Brasil.
Sob o mesmo ponto de vista, não há o incentivo necessário das instituições de ensino para que ocorra a contribuição social dessa parcela da população, onde o método de ensino tradicional assegura que o professor é quem obtém a última palavra e o aluno deve apenas escuta-lo, dificultando a ocorrência de debates e troca de ideias entre todos em sala de aula. Esse atalho impede o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, formando adultos pouco engajados e ignorantes em relação à problemáticas sociais como um todo. Exemplificando, segundo dados do IBGE, 42,1 milhões de eleitores não escolheram nenhum candidato (votaram nulo, branco ou não compareceram) nas eleições de 2018, somando quase 30% da população brasileira desinteressada em assuntos relacionados à própria sociedade.
Diante desses obstáculos, cabe ao Ministério da Educação - órgão responsável por assuntos ligados à educação -, por meio de mudanças na legislação, incluir na grade curricular do Ensino Médio em todo o país, uma matéria relacionada à cidadania e, ainda, reformular a metodologia de ensino das unidades escolares para permitir que haja a evolução da democracia com o maior engajamento dos adolescentes em questões sociais. Respeitando, assim, o dito no artigo 1° da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.