Nessa perspectiva, é indubitável ressaltar o estigma do sexismo permanente na comunidade. Contrariando a célebre frase de Simone de Beauvoir, "não se nasce mulher, se torna mulher", a cultura brasileira prega que o sexo feminino tem função de se submeter ao masculino, independentemente do convívio social, pois está dentro da construção cultural advinda da ditadura do patriarcado. Dessa forma, enquanto essa adversidade perdurar, teremos o rompimento de uma convivência justa.
Ademais, a pouco eficiência e lentidão do sistema punitivo brasileiro precisam ser superadas. No Brasil, a demora nos processos judiciais faz com que medidas coercitivas não sejam tomadas no momento certo. Exemplo disso é a Lei Maria d Penha que, segundo o site "Mapa da Violência", entre os anos de 2006 e 2011, teve apenas 33,4% dos casos julgados. No entanto, muitos indivíduos, ao verem a ineficácia das punições, continuam violentando o, erroneamente chamado, "sexo frágil" e não são penalizados. Destarte, fica evidente a ineficiência da máquina administrativa na resolução dessa situação caótica.
Portanto, é inadiável que o Estado adote medidas para a inversão do atual panorama violento do corpo social. Para isso, é necessário que as escolas -instituição responsável pela promoção do conhecimento e da construção ética e moral dos indivíduos- promovam debates por intermédio da inserção de temas afins em disciplinas como, Sociologia e Filosofia a fim de desconstruir misóginos. Paralelamente a isso, o Governo, em seu papel executor de políticas públicas, deve ampliar serviços oferecidos nas delegacias da mulher em todo país, por meio de atendimentos 24 horas, bem como a criação de casas de abrigos com o intuito de garantir amparo e segurança às vítimas. Assim, se consolidará uma Pátria bonita e harmoniosa, como afirma os autores em suas ideias romancistas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.