Em primeiro lugar, é importante destacar que, mesmo tendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua oficial do país, no Brasil, há uma grande escassez de escolas especializadas e professores fluentes na linguagem de sinais. Relacionado a isto, segundo pesquisas feitas pelo Inep, o número de deficientes auditivos matriculados em escolas, no período de 2011 a 2016, caiu; dessa forma, o número de surdos com formação completa tende a cair também.
Ademais, vale ressaltar que, segundo a filósofa francesa Simone Beauvoir, " o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles". Tal afirmação relaciona-se com a situação atual de muitos surdos no Brasil: a falta de oportunidades de emprego. Por conta de suas formações incompletas ou falta de estudo, muitos surdos encontram dificuldades para se inserirem no mercado de trabalho, o que pode acarretar em problemas financeiros nas famílias que precisam. Esse cenário tem se naturalizado no país e há pouca procura, da parte da população e do governo, para que ele mude.
Portanto, faz-se necessária a adoção de novas medidas para que o problema não perdure. O Governo, juntamente com o Ministério da Educação, deve, através de investimentos, especializar escolas e professores para o melhor atendimento e auxílio dos surdos, possibilitando, assim, a formação dessas pessoas. Além de, em parceria com empresas, destinar mais vagas aos deficientes. Dessa forma, os direitos assegurados pela Constituição incluirão a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.