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#78851
Muito se discute sobre a importância da adoção de uma vida sustentável e os melhores caminhos para a salvação do planeta. Sabe-se que a medida que os anos se passam, os impactos ambientais aumentam gradativamente, trazendo consequências para o mundo todo. Essa atual realidade se dá principalmente à grande quantidade de lixo produzido e a falta de conscientização da sociedade.
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos tem direito ao meio ambiente equilibrado ecologicamente. Porém, na realidade isso não ocorre. De acordo com a ONU, bilhões de toneladas de lixo são produzidos anualmente em todo o mundo, sendo que grande parte é constituído por plástico. De fato, um dos melhores caminhos para se obter a sustentabilidade seria a redução do lixo, mas o que acontece é o oposto. Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, que geralmente levam anos para se decompor, gerando inúmeros impactos ao planeta.
Além disso, outro fator em relação à vida sustentável é a falta de conscientização da sociedade. Ou seja, a maioria das pessoas não respeitam o meio ambiente, não contribuindo assim para a sustentabilidade. Um exemplo é o consumo excessivo de materiais descartáveis, que se acumulam na natureza, levando muitos anos para se decompor. Em relação a isso, foi criada uma lei estadual que proíbe o uso de canudos de plástico, na qual são substituídos por canudos biodegradáveis, contribuindo positivamente para a sustentabilidade.
Portanto, em virtude da grande produção de lixo e da falta de conscientização da população, cabe ao Ministério do meio ambiente, realizar projetos e campanhas por meio da mídia digital a favor da sustentabilidade, com o objetivo de conscientizar a população e incentivar uma vida sustentável. É fato que se essas medidas fossem tomadas, haveria impactos positivos no meio ambiente, melhorando-o para as futuras gerações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#78852
Jamilebp escreveu:Muito se discute sobre a importância da adoção de uma vida sustentável e os melhores caminhos para a salvação do planeta. Sabe-se que a medida que os anos se passam, os impactos ambientais aumentam gradativamente, trazendo consequências para o mundo todo. Essa atual realidade se dá principalmente à grande quantidade de lixo produzido e a falta de conscientização da sociedade.
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos tem direito ao meio ambiente equilibrado ecologicamente. Porém, na realidade isso não ocorre. De acordo com a ONU, bilhões de toneladas de lixo são produzidos anualmente em todo o mundo, sendo que grande parte é constituído por plástico. De fato, um dos melhores caminhos para se obter a sustentabilidade seria a redução do lixo, mas o que acontece é o oposto. Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, que geralmente levam anos para se decompor, gerando inúmeros impactos ao planeta.
Além disso, outro fator em relação à vida sustentável é a falta de conscientização da sociedade. Ou seja, a maioria das pessoas não respeitam o meio ambiente, não contribuindo assim para a sustentabilidade. Um exemplo é o consumo excessivo de materiais descartáveis, que se acumulam na natureza, levando muitos anos para se decompor. Em relação a isso, foi criada uma lei estadual que proíbe o uso de canudos de plástico, na qual são substituídos por canudos biodegradáveis, contribuindo positivamente para a sustentabilidade.
Portanto, em virtude da grande produção de lixo e da falta de conscientização da população, cabe ao Ministério do meio ambiente, realizar projetos e campanhas por meio da mídia digital a favor da sustentabilidade, com o objetivo de conscientizar a população e incentivar uma vida sustentável. É fato que se essas medidas fossem tomadas, haveria impactos positivos no meio ambiente, melhorando-o para as futuras gerações.
Olá!!!
@Ashley
@chihirukiki
@jheromagnoli
Poderiam corrigir e pontuar a minha redação, por favor?😘
#79273
Olá!!!
Alguém poderia pontuar e corrigir a minha redação? Agradeço quem puder 😘

@ThomasHusch
@Jotaveh

@larissa0205
@juliardrgs

@eurodrigo
@andreborgesz

@Gi69
@walace

@thayolivb
@leiamota
#79302
Oi, Jamile! Tudo bem? Gostei da sua redação! Tem muitos pontos positivos, mas também, alguns negativos que impedem que o texto fique 100% coeso e, em outros casos, provavelmente o corretor do ENEM tiraria pontos. Vou ver se consigo mencionar todos para que você se aprimore, apesar de estar caminhando exatamente para uma redação perfeita. Dá pra ver que você conhece as técnicas e os artifícios para se obter bons resultados, o que eu observo é só uma falta de prática que leva a cometermos certos errinhos. Vamos lá?

Lembrando que não sou uma corretora profissional. Portanto, me desculpe se cometer erros. <3


INTRODUÇÃO**

Muito se discute sobre a importância da adoção de uma vida sustentável e os melhores caminhos para a salvação do planeta. Sabe-se que a medida que os anos se passam (acredito que o certo seria ''a medida EM QUE'' pois se refere a ANOS, e a palavra está no plural.), os impactos ambientais aumentam gradativamente, trazendo consequências para o mundo todo (PROBLEMÁTICA APRESENTADA). Essa atual realidade se dá principalmente à grande quantidade de lixo produzido e a falta de conscientização da sociedade. (ARG 1 E 2 APRESENTADOS)

Vi que você não começou com repertório, e isso não é algo obrigatório, está correto. Porém, no seu segundo parágrafo (que vou pontuar daqui a pouco) você utiliza, e acredito que ele se encaixaria melhor na introdução, você vai ver.

Outra coisa é a questão do tema: VIDA SUSTENTÁVEL - MELHORES CAMINHOS.
Eu interpretei como se fosse para expor os melhores caminhos para uma vida sustentável, e não vi isso sendo mencionado na introdução. Por mais que você tenha dito, indiretamente, sobre os efeitos que uma vida NÃO sustentável causa, acredito que poderia ser citado, okay?

Fora isso, gostei da sua organização. Apresentar de uma forma clara e direta os seus argumentos no final do parágrafo é algo que você soube fazer e conectar com o parágrafo como um todo. Parabéns!



D1**

Segundo a Constituição Federal de 1988, todos tem direito ao meio ambiente equilibrado ecologicamente. Porém, na realidade isso não ocorre. ( Isso aqui ficou parecendo um parágrafo de introdução, consegue perceber?) (Uma dica para que isso não aconteça: é bom o uso de frases que iniciam o parágrafo e que contém o assunto que irá abordar, como uma afirmação. Isso faz com que você mostre para o corretor que é nesse parágrafo que você irá falar de uma das problemáticas abordadas na introdução. ) De acordo com a ONU, bilhões de toneladas de lixo são produzidos anualmente em todo o mundo, sendo que ( tem uma vírgula aqui!) grande parte é constituído por plástico. De fato (acho que ficaria melhor um conectivo que contraponha a ideia anterior, já que é seu objetivo. Por exemplo: No entanto, entretanto... Apenas uma dica! Isso deixa mais evidente a ideia que você quer dar nesse local do texto), um dos melhores caminhos para se obter a sustentabilidade seria a redução do lixo (achei isso aqui perfeito! você retomou o tema e anexou com sua problemática. Gostei!!,mas o que acontece é o oposto. Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, que geralmente levam anos para se decompor, gerando inúmeros impactos ao planeta. (acho que isso aqui tudo é desnecessário de se colocar por conta de que : 1) Você já disse que o que acontece é o oposto do que deveria. 2) na sua frase ''Todos os dias, são produzidas toneladas de lixo, que geralmente levam anos para se decompor, gerando inúmeros impactos ao planeta.'' além de já ter sido '''''citada'''''' em ''De acordo com a ONU, bilhões de toneladas de lixo são produzidos anualmente em todo o mundo'' Porém, percebe que ora você diz que TODOS OS DIAS são produzidas toneladas e lixo e ora você diz ANUALMENTE? acho que aí há uma desordem e frases que se contradizem. Tome cuidado! Aliás, seu parágrafo estaria finalizado sem a utilização dessa frase.


D2**

Além disso (gostei muito do conectivo! usado de forma corretíssima.), outro fator em relação à vida sustentável é a falta de conscientização da sociedade. ( Aí sim! Percebeu que o uso dessa frase deu uma grande diferença em relação ao parágrafo anterior? Deu um início a ele, mostrou que é nele que iremos falar sobre a falta de conscientização. Gostei muito! ) (PORÉM, percebi um erro gravíssimo. Vamos lá: ''outro fator em relação à vida sustentável é a falta de conscientização da sociedade.'' Outro fator em relação a vida sustentável: teria que ser algo que é condizente com a VIDA SUSTENTÁVEL, não? Vida sustentável é uma vida que colabora para o meio ambiente. Então, como que a FALTA DE CONSCIENTIZAÇÃO é relacionada a uma vida sustentável? teria que ser o contrário!!) é um erro gravíssimo! tome cuidado...)Ou seja (entendo o uso, porém, volto a dizer que as vezes é melhor optar por conectivos mais convencionais relacionados a contraposição de ideias!! Mas é apenas uma dica, não um erro.), a maioria das pessoas (que pessoas? as vezes perdemos ponto por esse tipo de erro... Cuidado também.) não respeitam o meio ambiente, não contribuindo assim para a sustentabilidade (gostei!). Um exemplo é o consumo excessivo de materiais descartáveis, que se acumulam na natureza, levando muitos anos para se decompor (Olha, vamos lá. É um ótimo exemplo. Porém, ele diz mais a respeito do parágrafo de cima do que esse, já que é sobre conscientização, ok? Então, acho que ele ficaria melhor lá no de cima. Fora que ele também fala sobre descarte de materiais, e não de conscientização. Claro que é um efeito da falta da consciência popular, mas ficou sem sentido por você não ter citado lá em cima, quando encaixava melhor, entende?). Em relação a isso, foi criada uma lei estadual que proíbe o uso de canudos de plástico, na qual são substituídos por canudos biodegradáveis, contribuindo positivamente para a sustentabilidade. (gostei! mas poderia dizer como isso afetou a falta de conscientização ou algo que colaborasse para tal.)

CONCLUSÃO**

Portanto (Gosto muito desse conectivo para a conclusão!) , em virtude da grande produção de lixo e da falta de conscientização da população (cara, eu amei isso aqui! Você soube organizar bem pois ele retoma as problemáticas citadas acima, como se estivesse ''amarrando'' o texto. E isso é incrível! Parabéns.), cabe ao Ministério do meio ambiente (AGENTE), realizar projetos e campanhas (AÇÃO)por meio da mídia digital a favor da sustentabilidade (MEIO/MODO)],com o objetivo de conscientizar a população e incentivar uma vida sustentável (FINALIDADE)]. É fato que se essas medidas fossem tomadas, haveria impactos positivos no meio ambiente, melhorando-o para as futuras gerações. (Eu não sei se isso é considerado um detalhamento. Porém, aconselho você sempre detalhar o agente, olha: Ministério do meio ambiente - órgão governamental responsável por cuidar do meio ambiente -


Bom, acho que consegui pontuar tudo. Você escreve muito bem! Parabéns

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