A princípio, cabe mencionar as mudanças na comunicação mundial em relação às variações da língua como aspectos causais do problema. Tendo em vista que a Revolução Informacional ocorrida na segunda metade do século XX acarretou mudanças nos parâmetros estruturais vigentes até então, a sociedade é levada por uma mentalidade coletiva, a qual preza por um padrão considerado superior e mais elitizado, apesar de ser uma limitação e exclusão de outras variações já enraizadas na população.
Nessa perspectiva, vale ressaltar, que não existe padronização na fala, apenas na escrita, dessa maneira é imprescindível reconhecer as diferenças que preenchem a comunicação e valorizar as individualidades que cercam o povo brasileiro, validando as características regionais, históricas e diastráticas da língua.
Também é indispensável fornecer as mesmas condições de formação e acesso a informações para toda a população, para que todos tenham o direito de saber o mínimo e se comunicar coerentemente, respeitando as diferenças existentes, mas se enquadrando na situação e ambiente.
Portanto, visando reduzir os preconceitos linguísticos no Brasil, o Ministério da Educação deve tomar providências nas escolas, desenvolvendo as habilidades de comunicação social dos estudantes e assegurando uma educação de qualidade para os cidadãos terem equidade em relação ao aprendizado da língua portuguesa, além disso, os veículos midiáticos devem repercutir sobre a normalização das variedades da fala, conscientizando o povo contra os preconceitos atuais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada