• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Jotaveh
Quantidade de postagens
#65346
Tema: Violência no trânsito

Elon Musk ficou mundialmente conhecido pela popularização dos carros elétricos e pela “inteligência” desses, que podem, por exemplo, automatizar o limite de velocidade. Essa limitação inteligente faz falta ao Brasil, onde a violência no trânsito é alta e muitas vezes causada pelas irresponsabilidades de muitos motoristas, ocasionando mortes, e por um sistema de transporte público precário que incentiva a compra de veículos individuais, aumentando, assim, as chances de acidentes no tráfego.

Primariamente, a imprudência de muitos no trânsito brasileiro é uma das razões para os altos índices de acidentes ocorrerem. Como Hannah Arendt dizia, a violência, por estar tão concretizada na sociedade, fora normalizada. Essa normalização alimenta práticas de não utilizar cinto de segurança, andar sem capacete, ultrapassar limite de velocidade e alcoolismo, por exemplo. Esses hábitos geram mortes, sequelas psicológicas e físicas, além de trazer contas para os cofres públicos pelos gastos na saúde das vítimas. Tais descasos poderiam ser evitados por mecanismos limitadores, regulados pela legislação, que impedissem tais ocorrências.

Ademais, o transporte público de baixa qualidade reforça o consumismo no setor mobilístico quando o brasileiro busca escapar da violência urbana ou simplesmente da baixa eficiência de metrôs e ônibus. Isso traz novos veículos para as ruas e, se Arnold Toynbee estava certo ao dizer que o homem é um deus da tecnologia e um primata na vida, então os riscos de novos acidentes são cada vez mais elevados, uma vez que as falhas humanas permanecem ocorrendo, ainda que a aprimoramentos tecnológicos ocorram a cada dia.

Portanto, visando à diminuição da violência no trânsito, o Ministério da Infraestrutura, em parceria com o Poder Legislativo, deve implementar medidas que, respectivamente, fomentem a melhoria do transporte público e a obrigatoriedade de tecnologias preventivas inteligentes em veículos motorizados no país. Nesse viés, o Ministério da Infraestrutura deve aperfeiçoar todo o sistema de metrô e ônibus, ligando as cidades e regiões interioranas, além de manter o custo acessível. Paralelamente o Poder Legislativo deve obrigar a todos os veículos motorizados que operam no Brasil a possuírem sistemas de checagem de cinto de segurança, sobriedade, capacidade cognitiva e limite automático de velocidades estabelecidas por lei para cada localidade. Assim, é possível que a inteligência vanguardista proposta por Elon Musk se torne o novo padrão de proteção da vida humana no trânsito.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Doença mental

Deivid16 , Gi69

“A essência dos direitos humanos &eac[…]

vitoriaca , tá bom anjo❤

Iurymed , ei!! Claro! Posso sim. Em breve, ok[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM