Criado em 19 de setembro de 1990 pela lei 8080, o Sistema Único de Saúde (SUS), promove atendimento para todo cidadão brasileiro ou estrangeiro, em todo o território nacional, em nível federal, estadual e municipal, tendo como os seus princípios: universalidade, equidade e integralidade nos serviços e ações de saúde.
Entretanto o atendimento torna-se pouco eficiente em algumas situações, por conta da falta de médicos, profissionais preparados, leitos e recursos primordiais. Porém, é notável que esse problema está ligado diretamente à má administração pública, que muitas vezes está envolvida em escândalos de corrupção, superfaturamento de obras públicas inacabadas e ações de negligência com os suprimentos dos recursos nas instituições de saúde.
Antigamente a saúde era consideravelmente pior para as pessoas de baixa renda, pois com o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS), somente quem possuía emprego com carteira assinada, tinha acesso à saúde pública, trabalhadores domésticos, rurais, informais e desempregados só passaram a ter esse direito após a criação do SUS. Esse é o grande benefício garantido pelo princípio de universalidade.
Portanto, cabe a própria população votar conscientemente em seus representantes políticos, que tenham conhecimento cujo a uma boa conduta administrativa irá alavancar o potencial que o sistema tem em atender com qualidade a população. Sendo assim promovendo uma melhor assistência à saúde e atendimento humanizado as pessoas, que o SUS será facilmente valorizado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.