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Por Xgriffyndor
#59812
A valorização do SUS

No seriado “Good Girls” vemos a história de três amigas que decidem assaltar um super mercado. Uma delas, em particular, para conseguir dinheiro para tratar a sua filha, que tinha câncer. Já na realidade brasileira, temos algo muito simples que os norte-americanos ainda não foram capazes de obter: O SUS (Sistema Única de Saúde)!

Na última década, tem se discutido muito sobre a importância do SUS para a nossa sociedade. Algumas pessoas acreditam que ele é mais que necessário para os brasileiros. Outras, por outro lado, pensam fielmente o contrário. Então, aqui fica o nosso questionamento: como seria o nosso dia a dia sem saúde pública? Teríamos condições o suficiente para manter um estilo de vida similar ao dos estadunidenses? Ou ainda temos um longo caminho para trilhar e chegar nessa condição?

Contas de luz, alugueis, contas de água, IPTU, internet... A maioria do povo brasileiro vive em sociedade com apenas um salário mínimo (aproximadamente 1040 reais) e já é um valor complicado nos manter. Agora, imagine termos que lidar com contas super altas no hospital. Claramente, não seria possível para o cidadão da classe média (muito menos, os antecessores a esta).

Visto os fatos apresentados, podemos dizer que a vida no território nacional é muito distinta da apresentada no seriado da Netflix e a sociedade brasileira pode se considerar sortuda por isso. Deveríamos estar lutando por melhorias no nosso sistema de saúde, não discutindo se ele é importante ou não porque, obviamente, sem ele, nós não conseguiríamos viver da maneira que vivemos atualmente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Alfabetização

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