Em primeiro lugar, fica claro que a falta de reconhecimento por parte do Estado ás comunidades indígenas contribui para a permanência dos direitos previstos por lei somente no papel. no ano de 2019, conforme dados da FUNAI, sete líderes indígenas foram assassinados em conflitos latifundiários, sendo que a Constituição prevê o direito à propriedade e à manutenção das suas tradições pelo artigo 231. Nesse sentido, é evidente que a falta de efetivação das políticas públicas de preservação e proteção proporciona um cenário de vulnerabilidade e insegurança, o que configura um desrespeito às raízes históricas e aos grupos nativos do Brasil.
Em segundo lugar, é inegável que a discriminação social entre as causas da dificuldade em proporcionar valorização aos indígenas, tendo em vista que a grande maioria da população os considera improdutivos à economia do país. Nessa lógica o modo de vida desses grupos é baseado em união do lazer e da produção para subsistência, é analisado sob um prisma preconceituoso em uma sociedade capitalista como a do Brasil.
Diante desses fatos, faz- se necessário que o governo federal promova palestras, debates na grade curricular das escolas, como objetivo de tratar da importância da sociedade nativas para a construção social e histórica do país. Nessa perspectiva, o intuído de tal medida é proporcionar conhecimentos sobre a realidade indígena que é tão importante para nossa construção histórica nacional.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.