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Por DanielyCosta
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De acordo com a Constituição Federal de 1988, é direito dos cidadãos a preservação cultural e a segurança social. Entretanto, o cenário de dificuldade em conceder valorização à população indígena impede que isso aconteça, não só pela falta de reconhecimento desse grupo pelo Estado, mas também pela discriminação social devido à diferença cultural. Dessa forma, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes por parte das autoridades competentes para reverter essa problemática que afeta esse grupo tão importante para a construção histórica nacional.
Em primeiro lugar, fica claro que a falta de reconhecimento por parte do Estado ás comunidades indígenas contribui para a permanência dos direitos previstos por lei somente no papel. no ano de 2019, conforme dados da FUNAI, sete líderes indígenas foram assassinados em conflitos latifundiários, sendo que a Constituição prevê o direito à propriedade e à manutenção das suas tradições pelo artigo 231. Nesse sentido, é evidente que a falta de efetivação das políticas públicas de preservação e proteção proporciona um cenário de vulnerabilidade e insegurança, o que configura um desrespeito às raízes históricas e aos grupos nativos do Brasil.
Em segundo lugar, é inegável que a discriminação social entre as causas da dificuldade em proporcionar valorização aos indígenas, tendo em vista que a grande maioria da população os considera improdutivos à economia do país. Nessa lógica o modo de vida desses grupos é baseado em união do lazer e da produção para subsistência, é analisado sob um prisma preconceituoso em uma sociedade capitalista como a do Brasil.
Diante desses fatos, faz- se necessário que o governo federal promova palestras, debates na grade curricular das escolas, como objetivo de tratar da importância da sociedade nativas para a construção social e histórica do país. Nessa perspectiva, o intuído de tal medida é proporcionar conhecimentos sobre a realidade indígena que é tão importante para nossa construção histórica nacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por geoca
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#70506
Oiiii, tudo bem? ainda sou estudante, mas vou dar minha opinião sobre seu texto.

Primeiramente, parabéns pela redação e acredito eu, por sempre está tentando melhorar! :)

Como deve saber, a estrutura e proposta do Enem é fazer com que você desenvolva um certo senso crítico em relação á algum problema decorrente NO BRASIL. Percebi que acabou se passando ao usar o repertório e não mostrar que tal problema era decorrente no nosso País. Eu entendo que na nossa cabeça se passe: "ah, eles sabem que a constituição é do Brasil' ou " eles sabem que a situação indígena se tem no Brasil" mas o corretor quer que você demostre de forma clara que SABE QUE É UM PROBLEMA NO BRASIL.

Também é importante que você apresente a FUNAI ou seja, que coloque no seu texto além do termo "FUNAI" seu significado. Já que, o mesmo é uma sigla pra a "Fundação Nacional do Índio". Com essa apresentação, além de mostrar que sabe sobre a fundação, poderá fazer uma retomada ao decorrer do texto com apenas a sigla. Já que, o possível leitor já vai está ciente do que se trata a mesma.

Além disso, busque por sinônimos para que isso não prejudique no seu texto! tendo vista que, uma repetição pode deixar seu texto ruim de recursos. Apesar desse, tente estudar os conectivos! no primeiro desenvolvimento você usou " Em primeiro lugar", já no segundo " em segundo lugar" acredito que se usar conectivos mais diversos e mostrar o domínio sobre os mesmos, ajudará na sua redação.

Procure também por mais repertórios! Mostre que possui outros e tem domínios sobre eles!

Para finalizar, na sua conclusão senti uma falta sobre o detalhamento. Este sendo dos órgãos governamentais. oque é o governo federal e oque o mesmo faz?

Gostei muito da sua forma de escrever e como conseguiu desenvolver seu texto! Parabéns :D
Espero ter ajudado! E desculpe se fui inconveniente em alguma parte da sua nota ou observações.
Beijãooo ;)
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