Avatar do usuário
Por Drpdc
Quantidade de postagens
#123648
Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o escritor português José Saramago descreve uma cidade fictícia Na qual, paulatinamente as pessoas vão ficando cegas. Na trama o autor usa dessa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo em que os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem estar coletivo. Ao transpor a ficção e analisar a atual conjuntura brasileira, percebe-se que a obra exemplifica a realidade vivenciada no país, uma vez que a valorização da educação dos surdos no Brasil representa uma enigmática que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse contexto deve-se analisar com a negligência estatal é as fortes ondas de desigualdade social impulsionam tal problemática com o intuito de solucioná-la.
Diante desse contexto, nota-se a inoperância governamental como fator agravante da problemática, a valorização da educação dos surdos no Brasil . Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As cidadanias Mutiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade. São homogeneamente desfrutando. Todavia no contexto hodierno enfreta significativos estorvos para o seu desenvolvimento, uma vez que a passividade do Estado distancia a população negligenciada dos direitos constitucionais garantidos como o direito á educação, à medida que as consequências dos problemas, acaba afetando a vida dos indivíduos que se sentem à margem da sociedade, enquanto a máquina pública negligênciar suas responsabilidade o problema perdurá os direitos dos cidadãos que continuaram a ser mutilados de forma sistemática.
Ressalta-se, ademais, que a desigualdade social potencializa esse cenário. Nesse viés segundo Kant "A educação é aquilo que o homem faz dele", pode-se ressaltar que a educação é primordial para todo cidadão, sendo a mesma a grande precussora para acabar de vez com o preconceito associado aos surdos no país
Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de ações sociais efetivas que tange à reversão, fragilizando com isso a cidadania plena do país.
Diante do exposto, denota-se a urgência de propostas governamentais que alterem esse quadro. Portanto cabe ao Estado em função de promotor do bem-estar social, a ação de capacitação dos professores para a melhor interação e inclusão dos alunos surdos, tal ação terá como finalidade de incluir esses indivíduos no corpo docente, para acabar de vez com as desigualdades sociais que os mesmos sofrem. Assim, à luz da perspectiva de Saramago, podemos mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. :P :shock:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 176

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por Ana276261
0 Respostas 
83 Exibições
por jhonas
2 Respostas 
76 Exibições
por jeonobre12
0 Respostas 
15 Exibições
por balarezmaria
2 Respostas 
118 Exibições
por Letana
0 Respostas 
71 Exibições
por Giulia2023
0 Respostas 
49 Exibições
por vidsb
0 Respostas 
108 Exibições
por Lyapr
7 Respostas 
234 Exibições
por MrMago
0 Respostas 
55 Exibições
por Th4isxz

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM