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Por Maraiza
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#122161
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas. Segundo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, valorizar também a problemática do uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros, ainda que elas sejam estigmadas por parte da sociedade. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a educação brasileira.
Primordialmente, é necessário destacar a forma como parte do Estado costuma lidar com a saúde no Brasil. Isso porque, como afirmou Gilberto Dimenstein, em sua obra “Cidadão de Papel”, a legislação brasileira é ineficaz, visto que, embora aparente ser completa na teoria, muitas vezes, não se concretiza na prática. Prova disso é a escassez de políticas públicas satisfatórias voltadas para a aplicação do artigo 6º da “Constituição Cidadã”, que garante, entre tantos direitos, a saúde. Isso é perceptível seja pela pequena campanha de conscientização acerca dos perigos dos compostos anabólicos, seja pelo pouco espaço destinado ao tratamento de doenças relacionadas as Drogas ergogênicas. Assim, infere-se que nem mesmo o princípio jurídico foi capaz de garantir o combate ao uso indevido de esteroides sintéticos.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a educação, nos moldes predominantes no Brasil, como outro fator que contribui para a disseminação do uso de EAA entre os jovens. Para entender tal apontamento, é justo relembrar que desde 1996, o uso juvenil de compostos sintéticos aumentou 39% entre os estudantes do nível fundamental, 67% entre estudantes do ensino médio e 84% entre os estudantes do último ano do colegial, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Sob essa ótica, pode-se afirmar que a maioria das instituições de ensino, uma vez que são conteudistas, não contribui para o combate ao uso de substâncias anabolizantes entre os jovens brasileiros.
Frente a tal problemática, faz-se urgente, pois, que o Ministério Público, cujo dever, de acordo com o artigo 127 da “Constituição Cidadã”, é garantir a ordem jurídica e a defesa dos interesses sociais e individuais indisponíveis, cobre do Estado ações concretas para combater o uso de esteroides anabolizantes entre os juvenis. Entre essas ações, deve-se incluir parcerias com as plataformas midiáticas, nas quais propagandas de apelo emocional, por meio de relatos de indivíduos afetados pelo uso de esteroides anabolizantes, deverão conscientizar a população sobre a importância do respeito e da saúde física. Frente a essa questão, é fundamental que a educação inclua abordagens específicas relacionadas ao uso de esteroides entre os jovens, visando sensibilizar e informar os estudantes sobre os riscos e consequências dessa prática.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por OlrenBeat
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#122165
Olá! Parabéns pela sua redação. Você abordou de forma interessante a problemática do uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros, relacionando-a à negligência estatal e à educação no país. No entanto, há alguns pontos que podem ser melhorados para tornar o seu texto mais claro e coeso.

1. Na introdução, você menciona Manoel de Barros e sua "teologia do traste", mas não fica muito claro como essa ideia se relaciona com o tema da redação. Seria importante fazer uma conexão mais clara entre a valorização das situações ignoradas por parte da sociedade e a problemática dos esteroides anabolizantes.

2. No desenvolvimento do primeiro parágrafo argumentativo, você apresenta um argumento válido sobre a ineficácia da legislação brasileira em relação à saúde pública. Porém, seria interessante citar fontes ou dados específicos para embasar essa afirmação.

3. No segundo parágrafo argumentativo, você faz referência ao aumento do uso de compostos sintéticos entre os estudantes brasileiros desde 1996, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Novamente, é importante citar as fontes corretas para dar credibilidade ao seu argumento.

4. Ao propor soluções na conclusão do texto, você menciona o papel do Ministério Público em cobrar ações concretas do Estado para combater o uso de esteroides anabolizantes entre os jovens — isso é relevante! Entretanto, seria interessante detalhar quais seriam essas ações concretas além das parcerias com plataformas midiáticas. Além disso, é importante mencionar a importância da participação de outros atores sociais, como escolas e famílias, na conscientização sobre os riscos do uso dessas substâncias.

No geral, sua redação apresenta uma estrutura adequada e argumentos relevantes. Para melhorá-la ainda mais, sugiro que você revise o texto em relação à clareza das ideias e ao embasamento dos argumentos com dados concretos. Lembre-se também de utilizar conectivos para articular melhor as partes do texto.

Continue praticando a escrita e buscando informações atualizadas sobre o tema abordado. Com dedicação e estudo constante, você irá aprimorar cada vez mais suas habilidades de escrita!
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Por MayanieRod
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#122213
Maraiza escreveu:@MayanieRod pode corrigir minha redação por favor?
Olá, tudo bem? Fiz essa análise, lembrando que sou uma aluna, assim como você e analisei sem a base profissional.


INTRODUÇÃO: Você apresentou o repertório sociocultural de Manoel Barros, porém, é preciso que ele se relacione com o tema pedido. Eu faria algo parecido com isso:

Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma “teologia do traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente ignoradas. Analisando o cenário da sociedade brasileira atual, nota-se que a aplicar lógica barrosiana é de grande valia, visto que, mesmo associadas aos estigmas por parte da sociedade, o uso de esteroides anabolizantes entre os jovens brasileiros ainda é existente no país. Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa temática, é importante analisar a negligência estatal e a educação brasileira.


ARGUMENTOS: Apresentam informações coesas e argumentações válidas.

CONCLUSÃO: Você apresenta o papel do Ministério Público, porém acredito que deveria ocorrer mais detalhamentos e também apresentar o quão é importante a participação de outras fontes, como família, escola e entre outros, na participação também tá conscientização.


Ao analisar o geral, a sua redação apresenta a estrutura correta e argumentos relevantes, porém, acredito que o que lhe falta é fazer mais detalhamentos e tornar as suas ideias claras. Fazer o uso de conectivos também é importante. No mais, é continuar praticando e buscando informações afim de aprimorar os seus conhecimentos.
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achei interessante o tema so achei o texto mito pe[…]

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