• Avatar do usuário
#54557
Na obra "utopia" do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade livre de conflitos, no qual configura um corpo social perfeito. Todavia, atualmente observa-se que conflitos emergem em torno das usinas hidrelétricas e seus impactos socioambientais, nas quais dificultam a concretização dos planos de More. Diante disso, entende -se que o consumismo, bem como a falta de investimentos em outras fontes de energia, atuam como impencilho para a perpetuação do problema.
Em primeira análise, é imperativo ressaltar que o consumismo tem contribuído para o aumento do consumo de energia hidráulica e o desperdício de água potável. Na obra do autor José Saramago em ensaio sobre cegueira, é feita uma analogia aos problemas sociais que são negligenciados pela sociedade, causando uma cegueira coletiva. Assim, a partir desse pressuposto, o uso exacerbado da água contribui para o aumento na produção de energia, além disso, observa-se o grande desperdício de água potável, o que acarreta na desigualdade na oferta de água. Por conseguinte, faz-se necessário a educação da população sobre esse bem esgotável.
Outrossim, no Brasil a maior fonte de energia é as usinas hidrelétricas, a falta de investimentos em outras fontes, tem contribuído para o aumento desse problema socioambiental. Com isso, segundo a ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica-, cerca de 90% da eletricidade brasileira é produzida por energia hidráulica, apesar de ser uma energia menos poluente que a nuclear, a construção dessas usinas causa impactos irreparáveis na fauna e flora local, além de destruir as comunidades locais. Sendo assim, necessita-se da reformulação de medidas governamentais urgente.
Portanto, é imprescindível que medidas Sejam tomadas para a diminuição dos impactos ambientais. Dessarte, o Tribunal de Contas da União deve liberar verba para o Ministério de Contas e Energia, com o propósito de levar investimentos para a geração de energia renovável como a eólica e a solar. Além disso a população deve ser educada através das grandes midias, quanto ao desperdício de água e energia.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#54563
Na conclusão faltou a retomada da tese o detalhamento e a finalidade
Não use conectivos em lugares inapropriados pois cada um tem sua finalidade
Percebo q você escolheu os menos usado boa ideia so que você não colocou alguns no lugar errado titando ponto na sua competência 4 :x
#54596
EllyAraujo escreveu:Quais foram os conectivos errados? Obrigada pela correção.
um exemplo disso é na parte:
Todavia,atualmente...
Não sei se você sabe mais atualmente também é um conectivo, e nao fica bom por 2 conectivos tão próximo assim entende?





De nada! você é muito especial! só não esqueca de retomar a sua tese na conclusão, tá?

Aqui está a minha análise da sua r[…]

Ficou espetacular! :) Muito obrigado!!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM