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#42724
A preocupação com a urbanização e a mobilização urbana nas cidades brasileiras está presente na contemporaneidade. Considerando esse contexto, pode ser discutido o planejamento de cidades com a presença de mais árvores, área para ciclista poderem se deslocar com maior segurança e a necessidade de reduzir a presença de veículos automotores.
Em primeiro lugar é preciso analisar que o planejamento de cidades mais arborizadas, e a redução de veículos automotores reduzem significativamente a concentração de gases poluentes na atmosfera e reduz os riscos de doenças respiratórias. Segundo os dados da OMS, até o final do século 21, as mudanças climáticas provavelmente aumentarão a frequência e a sua intensidade, gerando impactos graves a toda humanidade.
Além disso, faz-se necessário atentar para o tempo gasto para deslocamento nas cidades, a grande concentração de veículos gera mais engarrafamentos, sendo necessário disponibilizar para a população maios mais eficientes e menos poluidores como, por exemplo: ônibus movido a energia solar e com informação do horário de passada nos pontos, trens e incentivo ao uso de bicicletas, com a devida criação de vias exclusivas.
Vale, ainda, destacar que cidades que oferecem mobilidade deslocamento de forma seguro e limpo, melhora a qualidade de vida dos habitantes. Essa situação pode ser percebida em países que estimulam o uso de bicicletas a exemplo do Japão e Holanda têm um índice de desenvolvimento humano maior do que em outros com concentração de veículos automotores.
Portanto, fica evidente que é essencial o investimento e o incentivo do uso de veículos de energia renovável; e a criação e conservação de áreas verdes. Afinal, o cuidado com o meio ambiente reflete na vida de todos os habitantes da zona urbana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta proposta de intervenção vaga, precária, frágil, superficial, ou relacionada apenas ao assunto, de forma tangencial ao tema, isto é, sem se ater ao recorte temático solicitado.

#42746
Bom dia

Introdução
A preocupação com a urbanização e a mobilização urbana nas cidades brasileiras está presente na contemporaneidade. Considerando esse contexto, pode ser discutido o planejamento de cidades com a presença de mais árvores, área para ciclista poderem se deslocar com maior segurança e a necessidade de reduzir a presença de veículos automotores.

Uma sugestão, nesse tema em específico seria interessante iniciar com uma alusão história, como por exemplo, a Revolução Industrial e o desenvolvimento das cidades, acho que iria agregar muito a sua redação, mas mesmo assim foi uma apresentação de tema.

Senti a falta da problematização sobre contexto da mobilização urbana e urbanização.

Argumento 1: "...planejamento de cidades com a presença de mais árvores..."
"...necessidade de reduzir a presença de veículos automotores."

Argumento 2: "...área para ciclista poderem se deslocar com maior segurança..."




D1
Em primeiro lugar é preciso analisar que o planejamento de cidades mais arborizadas, e a redução de veículos automotores reduzem significativamente a concentração de gases poluentes na atmosfera e reduz os riscos de doenças respiratórias. Segundo os dados da OMS, até o final do século 21, as mudanças climáticas provavelmente aumentarão a frequência e a sua intensidade, gerando impactos graves a toda humanidade.

No seu desenvolvimento 1, há a presença de duas ideias apresentadas em sua tese, porém seria muito mais produtivo você trabalhar apenas uma delas, porque acabou ficando vaga relação da redução de gases, já que o seu repertório traz um contexto muito geral, não respondendo exatamente o que o foi proposto (redução de gases). A questão de diminuir a quantidade de ideias apresentadas foi apenas para facilitar o desenvolvimento do projeto de texto, na maioria das vezes qualidade é melhor do que quantidade, apesar de estarem muito ligadas.



D2
Além disso, faz-se necessário atentar para o tempo gasto para deslocamento nas cidades, a grande concentração de veículos gera mais engarrafamentos, sendo necessário disponibilizar para a população meios mais eficientes e menos poluidores como, por exemplo: ônibus movido a energia solar e com informação do horário de passada nos pontos, trens e incentivo ao uso de bicicletas, com a devida criação de vias exclusivas. Vale, ainda, destacar que cidades que oferecem mobilidade deslocamento de forma seguro e limpo, melhora a qualidade de vida dos habitantes. Essa situação pode ser percebida em países que estimulam o uso de bicicletas a exemplo do Japão e Holanda têm um índice de desenvolvimento humano maior do que em outros com concentração de veículos automotores.

Cuidado, você se comprometeu a falar sobre ciclovias, mas acabou indo muito além, isso não é ruim, contudo, seria interessante fazer uma alteração na tese que ao invés de falar apenas nas ciclovias você poderia estar por exemplo: "Falta de formas para o melhor deslocamento dentro das cidades" como uma causa do problema.



Proposta
Portanto, fica evidente que é essencial o investimento e o incentivo do uso de veículos de energia renovável (ação); e a criação e conservação de áreas verdes(ação). Afinal, o cuidado com o meio ambiente reflete na vida de todos os habitantes da zona urbana.

Onde está o Agente, modo/meio, efeito e detalhamento? Cuidado. No ENEM, mesmo que você faça duas propostas, só a mais completa é pontuada.


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