Primeiramente, sobre os problemas da administração pública que dificultam a ocupação urbana, pode-se afirmar que um dos principais problemas é a falta de planejamento. Órgãos como o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional devem trazer ideias inovadoras para controlar o crescimento urbano desordenado. De fato, as regiões metropolitanas são as que mais crescem devido à economia e uma forma de frear esse crescimento é investir na descentralização econômica. Proporcionando repasses de verbas os Municípios para haver movimentação na economia local .
Posteriormente, evidenciam-se alternativas para enfrentar os problemas de mobilidade as grandes metrópoles. Nesse viés, a falta de transporte adequado para abarcar o fluxo de usuários é um impedimento para locomoção de qualidade. Como possibilidade para melhorar esse óbice é a ampliação de formas alternativas de deslocamento. Portanto, o aditamento de ciclofaixas já traria flexibilidade para locomoção das pessoas nas grandes cidades.
Por fim, ressaltam-se os desafios para a defesa social resultante do crescimento desordenado das cidades. Acerca disso, observa-se como vertentes da defesa social a garantia dos direitos individuais e coletivos, segurança pública e enfrentamento de calamidades. No que concerne a escalada desordenada da população, principalmente em áreas de risco, traz obstáculos para o Estado, que pode sanar essa problemática com planejamento de obras habitacionais. A ocupação irregular traz perigo público e ambiental e o Estado é responsável por cuidar de ambos. Além disso, a promoção de moradia digna e o implemento de recursos estaduais e municipais irão propiciar aos moradores incentivos para gerar emprego e renda fortalecendo a economia local. Por tudo isso, é indiscutível a magnitude dessa temática na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.