Avatar do usuário
Por deboracas
Quantidade de postagens
#124520
A carta magna, documento mais importante do país, diz no seu artigo quinto que todos são iguais perante a lei,sem qualquer distinção, entretanto essa não é a realidade de boa parte da população que não têm suas necessidades básicas supridas.Diante disso, mostra-se relevante pensar na universalização do saneamento básico, uma vez que a desigualdade social e as doenças provocadas pela falta de tal configuram as maiores problemáticas desse pernicioso cenário.
De início, é notório destacar a desigualdade social, porque os indivíduos mais atingidos por esse impasse são os que moram em comunidades ou zona rurais, isso por estarem localizadas em locais de difícil acesso e na maioria das vezes, em residência totalmente inadequadas e precárias, visto que essas pessoas sem escolha,por negligência do governo, são obrigadas a viver nessas residências inabitáveis para ter um lugar para se morar.
Ademais, cabe ressaltar o risco de doenças provocadas pela falta do saneamento básico. Amartya sem -expoente economista indiano-desenvolveu o conceito de “capacidade social”, a partir do qual o indivíduo que não têm acesso a recursos básicos, não é capaz de ser livre de forma plena. Por analogia, os cidadãos em situação vulnerável,consequentemente,sem acesso a higienização adequada, são impossibilitados de viver sua vida plena ,já que estão mais sujeitos a contrair doenças como esquistossomose, malária, hepatite e outras do que as pessoas que é usufruir do básico para sobreviver plenamente.
Portanto, para minimizar esse impasse, é dever do Ministério da Saúde juntamente com os municípios promover um levantamento das residências que não provém desse direito, por meio dos Agente comentário de saúde, para assim lhes promoverem ao menos o básico para sobrevivência, além de fazerem campanhas nas cidades, sobre o risco à saúde quanto o uso de água não tratada e o do esgotos a céu aberto. Somente assim, o conceito de Amartya sem não passaria de tal e não da realidade da maioria da população brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
234 Exibições
por KISTX
0 Respostas 
91 Exibições
por Vantefall
1 Respostas 
104 Exibições
por kelykarine
3 Respostas 
188 Exibições
por Clarapauli
0 Respostas 
73 Exibições
por Amanda3232
0 Respostas 
71 Exibições
por BiaBm24
0 Respostas 
68 Exibições
por pisapbelle
0 Respostas 
48 Exibições
por byrailan
7 Respostas 
183 Exibições
por Katsmoking
6 Respostas 
156 Exibições
por Natanael123

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

o cotidiano do povo brasileiro, tem-se notado car&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM