Avatar do usuário
Por KauanKel18
Quantidade de postagens
#121479
O conceito aristotélico de justiça considera a virtude como um pressuposto da ética, elemento indispensável para a obtenção da paz social. No entanto, na análise da falta de saneamento adequado, vê-se que esse mecanismo não é efetivado na prática, devido à inação governamental e a desigualdade intraurbana. Com isso, o caos prevalece, impedindo a harmonia conforme Aristóteles idealizou.

É necessário destacar a passividade governamental como um fator que contribui para a problemática, pois apesar de ser um direito universal, verificam-se vários entraves em projetos, dificuldades nos licenciamentos e mesmo ausência de políticas públicas para universalizar esse direito básico a todos. De acordo com Johann Goethe, a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos e ativos. Entretanto, ao observar a carência de saneamento básico, nota-se que o poder público, ao invés de atuar efetivamente, continua sendo passivo e irresponsável. Assim, é essencial reverter esse quadro comportamental.

Além disso, a discrepância intraurbana é outro elemento que fomenta o problema. A desigualdade intraurbana (ou seja, nas cidades), é um desafio que corrobora a problemática, principalmente em periferias, onde há aglomerações irregulares de casas que dificultam a infraestrutura para oferecer saneamento básico. Para Gilberto Dimenstein, a legislação brasileira, embora aparente ser completa na teoria, não se concretiza na prática. A escassez de políticas públicas é uma prova disso, por não haver ferramentas satisfatórias para combater o problema.

A precariedade no fornecimento de água e esgoto precisa ter suas fundações desfeitas. Com o intuito de generalizar o saneamento básico no país, o Estado deve implementar políticas públicas que ampliem o tratamento e a coleta de esgoto, visando reduzir a contaminação dos rios e prevenir doenças transmitidas pela água. Isso será realizado mediante um planejamento eficiente, investindo em infraestrutura e conscientizando a população sobre a importância do saneamento básico. Dessa maneira, a população alcançará a harmonia idealizada por Aristóteles e, certamente, conquistará a paz social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Alunaaaamed
Quantidade de postagens Amigos
#121487
KauanKel18 escreveu:Poderiam corrigir minha redação por favor? “Eu realmente agradeço se puderem ajudar.
@OlrenBeat
@Felipe082
@GeovanaAnt
@Caiunao
@Mayrita23
@Alunaaaamed
@Higorvaz
@Mylike
@JoaoPedro72
@Fortes
@Myllene02

Na minha opinião a sua argumentação está boa, porém faltou argumentar mais.(você pode citar as consequências e exemplos)

Ex: É necessário destacar a passividade governamental como um fator que contribui para a problemática, pois apesar de ser um direito universal, verificam-se vários entraves em projetos, dificuldades nos licenciamentos e mesmo ausência de políticas públicas(aqui vc poderia citar um exemplo de política pública que o Estado poderia fazer) para universalizar esse direito básico a todos. De acordo com Johann Goethe, a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos e ativos. Entretanto, ao observar a carência de saneamento básico, nota-se que o poder público, ao invés de atuar efetivamente, continua sendo passivo e irresponsável. Quais as consequências que a ausência de ações efetivas por parte do Estado causa?Assim, é essencial reverter esse quadro comportamental.


Lembrando que eu sou apenas uma aluna.
Espero ter ajudado!!!
3
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
234 Exibições
por KISTX
0 Respostas 
91 Exibições
por Vantefall
1 Respostas 
104 Exibições
por kelykarine
3 Respostas 
188 Exibições
por Clarapauli
0 Respostas 
73 Exibições
por Amanda3232
0 Respostas 
71 Exibições
por BiaBm24
0 Respostas 
69 Exibições
por pisapbelle
0 Respostas 
48 Exibições
por byrailan
7 Respostas 
184 Exibições
por Katsmoking
6 Respostas 
157 Exibições
por Natanael123

Lhais elvesxz mari799 felipemarq mony[…]

Com os avanços tecnológico, muitas o[…]

O trabalho de cuidado realizado pela mulher no Bra[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM