É necessário destacar a passividade governamental como um fator que contribui para a problemática, pois apesar de ser um direito universal, verificam-se vários entraves em projetos, dificuldades nos licenciamentos e mesmo ausência de políticas públicas para universalizar esse direito básico a todos. De acordo com Johann Goethe, a maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos e ativos. Entretanto, ao observar a carência de saneamento básico, nota-se que o poder público, ao invés de atuar efetivamente, continua sendo passivo e irresponsável. Assim, é essencial reverter esse quadro comportamental.
Além disso, a discrepância intraurbana é outro elemento que fomenta o problema. A desigualdade intraurbana (ou seja, nas cidades), é um desafio que corrobora a problemática, principalmente em periferias, onde há aglomerações irregulares de casas que dificultam a infraestrutura para oferecer saneamento básico. Para Gilberto Dimenstein, a legislação brasileira, embora aparente ser completa na teoria, não se concretiza na prática. A escassez de políticas públicas é uma prova disso, por não haver ferramentas satisfatórias para combater o problema.
A precariedade no fornecimento de água e esgoto precisa ter suas fundações desfeitas. Com o intuito de generalizar o saneamento básico no país, o Estado deve implementar políticas públicas que ampliem o tratamento e a coleta de esgoto, visando reduzir a contaminação dos rios e prevenir doenças transmitidas pela água. Isso será realizado mediante um planejamento eficiente, investindo em infraestrutura e conscientizando a população sobre a importância do saneamento básico. Dessa maneira, a população alcançará a harmonia idealizada por Aristóteles e, certamente, conquistará a paz social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada