Avatar do usuário
Por johngurgel
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#117651
No célebre texto “As Cidadanias Mutiladas”, o geógrafo brasileiro Milton Santos afirma que a democracia só é efetiva à medida que atinge a totalidade do corpo social, isto é, quando os direitos são desfrutados por todos os cidadãos. Porém, infelizmente, no Brasil a realidade é outra, onde populações mais pobres não veem seus interesses sendo atendidos pelo Estado, nem mesmo interesses básicos como o saneamento. Nesse sentido, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro: como o descaso do governo e a submissão da população a essa realidade.

Em uma primeira análise, vale ressaltar que a solução da problemática da universalização do saneamento básico cabe, primariamente, aos governantes, visto que foram eleitos para essa função e, muitas das vezes, com a maioria de votos dessas comunidades mais carentes. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos fundamentais para uma saúde de qualidade. Infelizmente, os políticos só lembram dessa parcela da população em ano de eleição.

Por conseguinte, temos uma sociedade com uma síndrome de esquecimento seletivo, onde todos sabem o que acontece de 4 em 4 anos, mas mesmo assim tendem a bater sempre na mesma tecla e vender o voto por valores ou pequenos favores. Isso acontece, porque, assim como teorizado pelo economista José Murilo de Carvalho, observa-se a formação de uma “cidadania operária”, na qual a população mais vulnerável socioeconomicamente não é estimulada a desenvolver um pensamento crítico e é idealizada para ser explorada. Desse modo, caso não ocorra uma mudança de mentalidade, a tendência é que o cenário se repita e o ciclo continue a acontecer.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. O governo, em parcerias com empresas privadas ou estrangeiras, deve criar bairros planejados, com toda estrutura de saneamento e funcionalidades básicas e fundamentais para se obter uma boa vivência em comunidade, a parceria fará com que o governo ajude na construção e, em contrapartida, a outra parte venderá as casas por preços abaixo do mercado. A população “venderá” suas casas para o Estado em troca de casas nesses bairros planejados, onde o governo irá dar outro uso para essas áreas antigas. Visando assim, mais qualidade de vida, gerando empregos na iniciativa privada e pública, enquanto melhora as condições básicas da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#0
Muito bom texto, @johngurgel!

1) Cuidado com o uso inadequado do pronome relativo "onde". Ele só deve se referir a lugares físicos, o que, a meu ver, não ocorreu nesta frase: "[...] no Brasil a realidade é outra, onde populações mais pobres não veem seus interesses sendo atendidos pelo Estado". Com base nos meus conhecimentos sobre análise sintática, eu entendo que, da forma que você escreveu, o pronome relativo "onde" retoma "realidade". Para retomar o adjunto adverbial de lugar "no Brasil", eu escreveria: "[...] a realidade é outra no Brasil, onde populações mais pobres não veem seus interesses sendo atendidos pelo Estado". Entretanto, apenas um especialista poderia confirmar isso. Peço desculpas caso eu esteja enganado.
2) Não use mecanismos coesivos de retomada que não retomam claramente nenhum elemento sintático, como em: "com a maioria de votos dessas comunidades mais carentes". Até esse trecho, nenhuma comunidade havia sido mencionada no parágrafo. Prefira "com a maioria de votos em comunidades carentes".
3) No D1, sua argumentação possui uma lacuna relativamente grave. Observe que, na primeira frase, você somente descreveu o que seria, em teoria, a responsabilidade dos governantes, sem expor o que ocorre na prática. Na segunda frase, você citou Locke para sustentar que a conjuntura brasileira configura um rompimento do contrato social, mas isso não fez sentido, porque você não havia, na primeira frase, afirmado que os governantes descumprem a sua responsabilidade. Tendo isso em vista, sugiro que você adicione uma frase entre a primeira e a segunda, de modo a apresentar uma problematização que se conecte com o repertório.
4) Procure desdobrar mais as informações. Em quais aspectos o Estado vem falhando e, consequentemente, dificultando a universalização do saneamento básico? Por que os políticos só se preocupam com a população vulnerável em ano eleitoral e em que medida isso perpetua o problema? As respostas a essas perguntas, embora possam parecer óbvias, não podem ficar subentendidas.
5) Esta explicação ficou bastante confusa: "[...] temos uma sociedade com uma síndrome de esquecimento seletivo, onde todos sabem o que acontece de 4 em 4 anos, mas mesmo assim tendem a bater sempre na mesma tecla e vender o voto por valores ou pequenos favores". Ao afirmar que "todos sabem o que acontece de 4 em 4 anos", você está se referindo às eleições em si ou a algum outro evento relacionado a elas, como a corrupção? Isso deve ficar explícito. Além disso, a menção à venda de votos ficou rasa. De que forma ocorre esse crime e qual é a relação entre ele e falta de acesso ao saneamento básico? É preciso explicar que, em razão de tal conduta, mandatários alheios ao bem-estar do povo são eleitos e, durante seus mandatos, não atuam para resolver o impasse.
6) A expressão "bater na mesma tecla" é coloquial e, em um texto formal, pode ser considerada um desvio.
7) Apesar das minhas ressalvas em relação ao conteúdo dos parágrafos de desenvolvimento, eu gostei do planejamento "macro" do seu texto. A relação de causa e consequência que você estabeleceu entre o D1 e o D2 é bem interessante. Percebo que a maioria dos estudantes prefere organizar a redação de uma maneira mais convencional, recorrendo à clássica argumentação com duas causas. Não que optar pelo caminho mais seguro seja um demérito - a depender do tema, pode até ser a melhor estratégia -, mas confesso que fico satisfeito quando encontro um projeto de texto mais original, como o seu.
8) Faltou um meio mais claro à sua proposta, apesar de eu ter notado que você realmente se dedicou a propor uma solução concreta, o que acho admirável. Para destacar o meio, utilize expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". O ENEM não considera "em parceria com [...]" um meio válido.

Continue praticando que o 900+ vem ;)
1
Avatar do usuário
Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#117691
Muito bom texto, @johngurgel!

1) Cuidado com o uso inadequado do pronome relativo "onde". Ele só deve se referir a lugares físicos, o que, a meu ver, não ocorreu nesta frase: "[...] no Brasil a realidade é outra, onde populações mais pobres não veem seus interesses sendo atendidos pelo Estado". Com base nos meus conhecimentos sobre análise sintática, eu entendo que, da forma que você escreveu, o pronome relativo "onde" retoma "realidade". Para retomar o adjunto adverbial de lugar "no Brasil", eu escreveria: "[...] a realidade é outra no Brasil, onde populações mais pobres não veem seus interesses sendo atendidos pelo Estado". Entretanto, apenas um especialista poderia confirmar isso. Peço desculpas caso eu esteja enganado.
2) Não use mecanismos coesivos de retomada que não retomam claramente nenhum elemento sintático, como em: "com a maioria de votos dessas comunidades mais carentes". Até esse trecho, nenhuma comunidade havia sido mencionada no parágrafo. Prefira "com a maioria de votos em comunidades carentes".
3) No D1, sua argumentação possui uma lacuna relativamente grave. Observe que, na primeira frase, você somente descreveu o que seria, em teoria, a responsabilidade dos governantes, sem expor o que ocorre na prática. Na segunda frase, você citou Locke para sustentar que a conjuntura brasileira configura um rompimento do contrato social, mas isso não fez sentido, porque você não havia, na primeira frase, afirmado que os governantes descumprem a sua responsabilidade. Tendo isso em vista, sugiro que você adicione uma frase entre a primeira e a segunda, de modo a apresentar uma problematização que se conecte com o repertório.
4) Procure desdobrar mais as informações. Em quais aspectos o Estado vem falhando e, consequentemente, dificultando a universalização do saneamento básico? Por que os políticos só se preocupam com a população vulnerável em ano eleitoral e em que medida isso perpetua o problema? As respostas a essas perguntas, embora possam parecer óbvias, não podem ficar subentendidas.
5) Esta explicação ficou bastante confusa: "[...] temos uma sociedade com uma síndrome de esquecimento seletivo, onde todos sabem o que acontece de 4 em 4 anos, mas mesmo assim tendem a bater sempre na mesma tecla e vender o voto por valores ou pequenos favores". Ao afirmar que "todos sabem o que acontece de 4 em 4 anos", você está se referindo às eleições em si ou a algum outro evento relacionado a elas, como a corrupção? Isso deve ficar explícito. Além disso, a menção à venda de votos ficou rasa. De que forma ocorre esse crime e qual é a relação entre ele e falta de acesso ao saneamento básico? É preciso explicar que, em razão de tal conduta, mandatários alheios ao bem-estar do povo são eleitos e, durante seus mandatos, não atuam para resolver o impasse.
6) A expressão "bater na mesma tecla" é coloquial e, em um texto formal, pode ser considerada um desvio.
7) Apesar das minhas ressalvas em relação ao conteúdo dos parágrafos de desenvolvimento, eu gostei do planejamento "macro" do seu texto. A relação de causa e consequência que você estabeleceu entre o D1 e o D2 é bem interessante. Percebo que a maioria dos estudantes prefere organizar a redação de uma maneira mais convencional, recorrendo à clássica argumentação com duas causas. Não que optar pelo caminho mais seguro seja um demérito - a depender do tema, pode até ser a melhor estratégia -, mas confesso que fico satisfeito quando encontro um projeto de texto mais original, como o seu.
8) Faltou um meio mais claro à sua proposta, apesar de eu ter notado que você realmente se dedicou a propor uma solução concreta, o que acho admirável. Para destacar o meio, utilize expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". O ENEM não considera "em parceria com [...]" um meio válido.

Continue praticando que o 900+ vem ;)
1
Avatar do usuário
Por Samara102006
Quantidade de postagens Amigos
#117851
Parabéns @johngurgel! Acredito que os pontos principais já foram mt bem citados acima pelo colega.

😊
2
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
234 Exibições
por KISTX
0 Respostas 
91 Exibições
por Vantefall
1 Respostas 
106 Exibições
por kelykarine
3 Respostas 
190 Exibições
por Clarapauli
0 Respostas 
74 Exibições
por Amanda3232
0 Respostas 
74 Exibições
por BiaBm24
0 Respostas 
70 Exibições
por pisapbelle
0 Respostas 
48 Exibições
por byrailan
7 Respostas 
190 Exibições
por Katsmoking
6 Respostas 
159 Exibições
por Natanael123

Katsmoking RafaelMs filipeluizzz Mylike […]

diploma no Brasil

Olá a todos, concluí o ensino superi[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM