Em uma primeira análise, vale ressaltar que a solução da problemática da universalização do saneamento básico cabe, primariamente, aos governantes, visto que foram eleitos para essa função e, muitas das vezes, com a maioria de votos dessas comunidades mais carentes. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos fundamentais para uma saúde de qualidade. Infelizmente, os políticos só lembram dessa parcela da população em ano de eleição.
Por conseguinte, temos uma sociedade com uma síndrome de esquecimento seletivo, onde todos sabem o que acontece de 4 em 4 anos, mas mesmo assim tendem a bater sempre na mesma tecla e vender o voto por valores ou pequenos favores. Isso acontece, porque, assim como teorizado pelo economista José Murilo de Carvalho, observa-se a formação de uma “cidadania operária”, na qual a população mais vulnerável socioeconomicamente não é estimulada a desenvolver um pensamento crítico e é idealizada para ser explorada. Desse modo, caso não ocorra uma mudança de mentalidade, a tendência é que o cenário se repita e o ciclo continue a acontecer.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. O governo, em parcerias com empresas privadas ou estrangeiras, deve criar bairros planejados, com toda estrutura de saneamento e funcionalidades básicas e fundamentais para se obter uma boa vivência em comunidade, a parceria fará com que o governo ajude na construção e, em contrapartida, a outra parte venderá as casas por preços abaixo do mercado. A população “venderá” suas casas para o Estado em troca de casas nesses bairros planejados, onde o governo irá dar outro uso para essas áreas antigas. Visando assim, mais qualidade de vida, gerando empregos na iniciativa privada e pública, enquanto melhora as condições básicas da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.