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Por Natanael123
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#117191
Aldous Huxly defendi "os fatos não deixaram de existir só porque são ignorados". Tal perspectiva é verificada na falta do saneamento básico no Brasil que visa trazer vários problemas na sociedade, e como consequência atrapalhar o desenvolvimento humano. Diante desse cenário, deve-se analisar as causas e consequências da problemática.

Nesse contexto, em primeiro plano, é preciso atentar para a negligência estatal presente na questão. A falta de políticas públicas de infraestrutura adequada para saneamento básico faz com que pessoas mais vulneráveis sejam excluídas da sociedade, mesmo que na constituição brasileira garanta a dignidade a todos.

Ademais, são inúmeras consequências causada pela falta do saneamento básico, como a saúde, que prejudica a população de baixa renda deixando a margem da sociedade. Segundo o instituto trata Brasil cerca de 35 milhões de brasileiros ainda não tem acesso a água tratada. Com isso, vê-se que a realidade é pouco isonômica, causando desigualdade na população. Assim percebe-se a urgência para tratar do problema.

Portanto, urge a necessidade de medidas para combater a falta de saneamento básico no brasil. Por isso, cabe ao governo federal disponibilizar verbas para os governadores, para que sejam feitas construção de canais pluviais levando água tratada para a população e fazer uma infraestrutura de esgoto digna, a fim de diminuir os casos de doenças parasitárias, trazendo a universalização do saneamento a população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por mundodesoph
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#118098
Boa tarde, Natanael. Vim levantar alguns pontos sobre sua redação pra tentar te ajudar, mesmo não sendo nenhuma profissional e sim uma mera estudante, assim como você deve ser.
Vamos lá: A introdução ficou boa, mas penso que ficaria melhor se você especificasse os problemas que um saneamento básico precário trazem e organizasse antes de terminar o parágrafo em causa e consequência. Ex: "Deve-se analisar (arg. 1) e (arg.2) e suas consequências.
Desenvolvimento 1 impecável, mas tome cuidado com a partícula "na". O certo seria "...mesmo que a Constituição Brasileira garanta dignidade á todos" - uso da crase também é necessário.
No desenvolvimento 2, você cita saúde, mas deveria classificá-la. O certo também seria "..deixando-a á margem". Referência de fonte sempre em letra maiúscula.
Na conclusão "Governo Federal" deve ser escrito de letra maiúscula e tome cuidado com a crase novamente. É isso, de resto, argumentos bons, só falta se estender um pouco. Parabéns. Boa sorte na sua caminhada de estudante e um abraço.
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