Primordialmente, é fulcral denotar a negligência do Poder Estatal em relação à saúde pública quando se é observado a ineficiência do saneamento básico nos bairros de menor valorização. Prova disso, é que segundo a Comissão de Serviços de Infraestruturas, cerca de 48% da população brasileira ainda não possuem coleta de esgoto. Dessa maneira, conclui-se que a proliferação de vírus e doenças são de maiores riscos nesses ambientes, colocando em pauta a vulnerabilidade das classes desfavorecidas pelo governo.
Em uma segunda análise, torna-se crucial apontar a importância do auxílio que os canais de comunicações possuem para trazer uma maior conscientização do Estado com sua população. Uma declaração dos direitos humanos diz, "todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos". Portanto, tal prerrogativa não é vista na prática quando é observado o cotidiano do brasileiro que sai para trabalhar todo dia de madrugada e só chega em casa a noite. Um benefício das mídias com a sociedade traz uma credibilidade maior e um aumento na autoestima geral já que a divulgação é o amparo para essas famílias.
Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esse desafio. Para isso, se faz premente que o Estado, juntamente com a Organização Mundial da Saúde, criem campanhas de conscientização nos meios de comunicações, com intuito de alcançar o resultado final que é uma sociedade livre da ausência de saneamento básico, longe de vírus e com a restauração da imagem de seu bairro. Só assim o Governo colocará em prática seu contrato social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.