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Tema de redação: Uma reitora para uma gestão inclusiva com ciência e tecnologia.

É visível ainda hoje no Brasil a desproporção entre o número de mulheres e os números de homens nos postos de comando das universidades e até mesmo em outras áreas de funções trabalhistas. Olhando as salas de diretoria e Gestões inclusiva com ciências e tecnologia, chama a atenção a maioria masculina, isso deixa claro esse lado preconceituoso da presença feminina nesta questão.
A diversos fatores que contribuem para isso —como o preconceito e a entrada tardia das mulheres na universidade. "Então, elas começaram a se preparar mais tarde para a vida acadêmica e isso, retardou a chegada aos postos de comando”. Isso apresenta o desfalque da mulher em algumas áreas trabalhistas, mas, apesar disso a mulher está ganhando mais oportunidade.
Acrescenta ainda um dos motivos para a ausência das mulheres a dificuldade de conciliar o cuidado dos filhos com serviço doméstico por semana. A maternidade é também um dos motivos para o atraso na carreira feminina na ciência em relação aos homens, não há apenas uma explicação para esse afastamento conforme a carreira avança, mas um conjunto: desestímulo nas escolas, na família, na sociedade, divisão desigual dos cuidados com os filhos e a casa, sobrecarregando a mulher. há também predomínio de homens na gestão dos financiadores e dos coletivos que reúnem cientistas e machismo dentro das instituições.
As mulheres têm espaço cada vez maior, mas a presença no topo em áreas tecnológicas e exatas, mais prestigiadas, ainda é tímida. Elas sofrem mais do que os homens com o estresse de uma carreira, pois as pressões do trabalho fora de casa dobraram. As mulheres dedicam-se tanto ao trabalho como o homem. Embora alguns homens ajudem em casa, não se comparam a energia que a mulher tende a dar na hora de realizar esse trabalho.

Sendo assim, se faz necessário uma mudança de cultura em nossa sociedade, que deve acolher a mulher ativa no mercado de trabalho como uma forma natural, sem que haja qualquer tipo de desmerecimento ou preconceito a esta, principalmente tendo o fator gênero como argumento.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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