Avatar do usuário
Por Mapsclaras
Quantidade de postagens
#124408
A partir de 1888 a Lei Áurea estabelecia a abolição da escravatura legalmente, porém não garantia as mínimas condições para que ex-escravizados pudessem se estabelecer socialmente. Dessa forma, resultando no atual problema que persiste no Brasil: a fome, visto que uma das causas seria a histórica má distribuição de terras desde as capitanias hereditárias em 1534, além da desconsideração do governo em meio aos parâmetros vigentes.

Em primeiro plano, é indiscutível que as decisões tomadas em meio ao período colonial refletem na situação de insegurança alimentar sofrida pela população mais pobre do país. Cerca de 500 anos atrás, o império português designava parte do litoral brasileiro à grandes proprietários de terras, o que perpetuaria para a futura concentração fundiária no Brasil. Dados do Censo Agropecuário divulgados pelo IBGE em 2017 estimam que quase metade da área rural brasileira é ocupada por 1% das propriedades agrícolas do país. Sendo assim, tal cenário estrutural contribui na falta de produção rural familiar, visto que famílias carentes não possuem nem mesmo a opção de cultivar seu próprio sustento.

Paralelo a isso, pouco se fala sobre o assunto em questão, por parte da administração do país, ocultando tal problema ou muitas vezes não lhe dando a devida importância. Segundo Josué de Castro, médico e pensador brasileiro, o caso da insegurança alimentar não provém da falta de alimento, nem mesmo de superpopulação, mas sim de má distribuição de recursos. Tal ação não é providenciada pelo governo para gerar resultados efetivamente, porém organizações como o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra(MST), trabalham para a utilização de terras improdutivas, com o intuito de garantir o sustento de famílias necessitadas.

Diante do exposto, a perpetuação da fome no Brasil necessita de que iniciativas como as do MST sejam tomadas e também apoiadas pelo governo do Estado, de forma que toda a população tenha seu direito de terra, a fim de que gradualmente tal cenário possa se esvair por inteiro.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
113 Exibições
por MACX
0 Respostas 
48 Exibições
por Paula2Sinead
0 Respostas 
3940 Exibições
por AnGeLa17
0 Respostas 
74 Exibições
por Johnndelax
2 Respostas 
225 Exibições
por CORVINAL
1 Respostas 
185 Exibições
por Deivson123
1 Respostas 
166 Exibições
por Gabriel3241
5 Respostas 
547 Exibições
por CORVINAL
4 Respostas 
219 Exibições
por OlrenBeat
0 Respostas 
207 Exibições
por Mafiza

      O Estatuto do idoso informa q[…]

Conforme o, artigo 3º, inciso IV, da Constitu[…]

Lauany25 Guuga Gabism OlrenBeat Biacd[…]

SEGURANÇA PÚBLICA

Conforme o artigo sexto da carta magna brasileira.[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM