• Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por VictorManoel
#74059
Doar sangue ou um órgão é, na minha simples opinião, um gesto maravilhoso que torna quem o faz um herói de capa invisível. No mundo todo diversas vidas são salvas por essas doações, outras, no entanto, por falta de tal, seguem o rumo natural.
Essa ação, que é resultado do avanço na área da medicina, dá uma luz de esperança aqueles que acham que chegou ao fim. E nos faz refletir sobre como nossa participação, por menor que seja, é de extrema importância.
A doação de sangue pode ser efetuada seguindo alguns critérios e restrições, já a doação de órgãos únicos e não renováveis por si só, depende da decisão da família daquele que partiu. Nisso que se encontra um grande obstáculo, porque grande parte se recusam à doação.
Imaginemos um situação hipotética: Uma pessoa amada por alguém, que precisa de sangue urgentemente, esse alguém (uma pessoa que não apoia a doação de sangue) fica desesperada, porém não pode ajudar. Nós últimos instantes aparece um "anjo" que ajuda e salva a pessoa. Logo o alguém perceberá o quão importante aquilo é e muda sua opinião a respeito.
Por fim, tentar sensibilizar com situações que coloquem o "contra" a sentir a sensação de perda pode ajudar a essa causa, ademais os benefícios que ganham, já que não há uma lei que pode garantir isso.
Pseudônimo: Ecoverde
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

Por Marinara
Quantidade de postagens
#74655
No primeiro parágrafo não coloque que é a sua opinião ou simples opinião. O texto argumentativo já trás essa proposta de expor suas ideias. Na parte "No mundo todo diversas" o mundo já é o" todo" .Você está repetindo as mesmas coisas.
Em "E nos faz refletir sobre como nossa participação, por menor que seja, é de extrema importância." Poderia ser : E nos faz refletir sobre como nossa participação seria importante. A palavra "extrema" trás subjetividade ao texto e a dissertação argumentativa é um texto objetivo. ;)

LeighTeabing JoaoPedro72 Higorvaz EuDavil[…]

JoaoPedro72 Higorvaz geoca obrigada pelas co[…]

Pessoal, podem me ajudar corrigindo e pontuando? A[…]

Aqui está a minha análise da sua red[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM