Diante desse cenário, percebe-se a invisibilidade acerca de um registro civil, por partes do governo, e até mesmo em escolas. Sêneca, grande filósofo do Império Romano, uma vez afirmou "Não estudamos para a vida, mas para a escola". Todavia, quando se trata de classes mais baixas não se nota conhecimentos, já que os debates sobre a importância da certidão de nascimento dificultam a mudança dessa situação. Desse modo, enquanto a desinformação e a assistência precária se mantiverem, a busca por seus documentos será reduzida.
Outroassim, convém pontuar que o principal efeito negativo disso é o afastamento desses grupos não registrados, em especial da escola e do mercado de trabalho. Jean-Jacques Rosseau, filósofo suíço, em seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, para ele a desigualdade vem da busca constante de superar o outro. Ao seguir esta linha de raciocínio, à medida que o indivíduo não tem seus documentos regularizados, o acesso à inclusão no meio escolar e laboral diminui, já que são papéis pré-requisitados. Dessa maneira, observa-se como esse problema gera invulnerabilidade e consequências.
Portanto, a invisibilidade associada ao registro civil precisa ser revertida. Para isso, é necessário que o ministério da cidadania estimule ações para incluir as comunidades pobres e pessoas sem registro no cartório. É viável que se crie alguns projetos e divulgações por meios de comunicações acessíveis, para aumentar a cidadania da sociedade e conter a ignorância. Casos como o do livro citado, "Vidas Secas", precisam ser reduzidos.
Torne-se glau+ para ver sua nota em cada competência!
Notas por competência
Mais desvios detectados
Edite e recorrija redações
E muito mais!
Torne-se glau+ para desbloquear a correção completa da sua redação!
Correção comentada
Comentários com sugestões
Escreva sobre qualquer tema
E muito mais!
Métricas Gerais do Texto
Caracteres
2253
Palavras
347
Frases
15
Parágrafos
4
Linhas
24
Tempo de leitura
1 min 55 seg
Tempo de fala
2 min 53 seg
Legibilidade
Nível de complexidade
glau+
Tamanho médio das palavras
glau+
Sílabas por palavra
glau+
Palavras por frase
23.1
Palavras por parágrafo
86.8
Frases por parágrafo
3.8
Coesão
Conectivos
glau+
Conectivos por palavra
glau+
Conectivos mais frequentes
Vocabulário
Palavras únicas
glau+
Lemas únicos
glau+
Radicais únicos
glau+
Conectivos únicos
glau+
Palavras mais frequentes
Desvios
Desvios
6
Desvios por palavra
0.017
Desvios de ortografia
1
Desvios de gramática
3
Desvios de clareza
1
Desvios de concisão
0
Desvios de originalidade
0
Desvios (outros)
1
Desvios da C1
4
Desvios da C2
0
Desvios da C3
0
Desvios da C4
1
Desvios da C5
0
Adequação ao tema
Palavras do tema
glau+
Palavras da frase temática
glau+
Sinais de Pontuação
Sinais de pontuação
53
Sinais de pontuação por token
glau+
Vírgulas
32
Pontos finais
15
Dois-pontos
0
Pontos e vírgulas
0
Exclamações
0
Interrogações
0
Reticências
0
Verbos
Verbos
glau+
Verbos por palavra
glau+
Verbos auxiliares
glau+
Verbos na 1.ª pessoa
glau+
Verbos no gerúndio
glau+
Verbos no infinitivo
glau+
Verbos finitos
glau+
Verbos no particípio
glau+
Verbos no presente
glau+
Verbos no pretérito
glau+
Verbos no futuro
glau+
Verbos no imperativo
glau+
Verbos mais frequentes
Substantivos
Substantivos
glau+
Substantivos por palavra
glau+
Substantivos próprios
glau+
Substantivos próprios por palavra
glau+
Substantivos mais frequentes
Pronomes
Pronomes
glau+
Pronomes por palavra
glau+
Pronomes demonstrativos
glau+
Pronomes pessoais
glau+
Pronomes relativos
glau+
Pronomes indefinidos
glau+
Pronomes interrogativos
glau+
Pronomes mais frequentes
Adjetivos
Adjetivos
glau+
Adjetivos por palavra
glau+
Adjetivos mais frequentes
Advérbios
Advérbios
glau+
Advérbios por palavra
glau+
Advérbios mais frequentes
Conjunções
Conjunções coordenativas
glau+
Conj. coordenativas por palavra
glau+
Conjunções subordinativas
glau+
Conj. subordinativas por palavra
glau+
Conjunções mais frequentes
Preposições
Preposições
glau+
Preposições por palavra
glau+
Preposições mais frequentes
Entidades nomeada
Entidades nomeadas
glau+
Entidades nomeadas mais frequentes
Pessoas mais citadas
Outras
Trechos entre aspas
3
Trechos entre parênteses
0
TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Toda sexta-feira, o ônibus azul e branco estacionado no pátio da Vara da Infância e da Juventude, na Praça Onze, Centro do Rio, sacoleja com o entra e sai de gente a partir das 9 h. Do lado de fora, nunca menos de 50 pessoas, todas pobres ou muito pobres, quase todas negras, cercam o veículo, perguntam, sentam e levantam, perguntam de novo e esperam sem reclamar o tempo que for preciso. Adultos, velhos e crianças estão ali para conseguir o que, no Brasil, é oficialmente reconhecido como o primeiro documento da vida – a certidão de nascimento. [...]
Ao longo do discurso desses entrevistados, fica clara a forma como os usuários se definem: “zero à esquerda”, “cachorro”, “um nada”, “pessoa que não existe”, entre outras, todas são expressões que conformam claramente a ideia da pessoa sem registro de nascimento sobre si mesma como uma pessoa sem valor, cuja existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo Estado.
ESCÓSSIA, F. M. Invisíveis: uma etnografia sobre identidade, direitos e cidadania nas trajetórias de brasileiros sem documento. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais). Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2019.
TEXTO II
A Lei Nº 9 534 de 1997 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil. Só que o problema persiste, mostrando que essa exclusão é complexa e não se explica apenas pela dificuldade financeira em pagar pelo registro, por exemplo.
Disponível em: https://estudio.r7.com/. Acesso em: 22 jul. .
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.