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Por bstefanyy
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#119088
A obra modernista "Vidas Secas", produzida por Graciliano Ramos, retrata a história de vulnerabilidade socioeconômica enfrentada por Fernando e seus dois filhos, os quais eram identificados como filho mais novo e mais velho, e não possuíam seus nomes registrados durante o enredo. Ao sair do campo literário, nota-se ainda a invisibilidade associada ao acesso das pessoas ao registro civil, tendo em vista que esse problema é negligenciado por diversos segmentos sociais e políticos. A partir desse contexto, se torna fundamental entender o que motiva essa situação irregular de documentação e o seu impacto na sociedade, a fim de se ter uma cidadania eficiente.

Diante desse cenário, percebe-se a invisibilidade acerca de um registro civil, por partes do governo, e até mesmo em escolas. Sêneca, grande filósofo do Império Romano, uma vez afirmou "Não estudamos para a vida, mas para a escola". Todavia, quando se trata de classes mais baixas não se nota conhecimentos, já que os debates sobre a importância da certidão de nascimento dificultam a mudança dessa situação. Desse modo, enquanto a desinformação e a assistência precária se mantiverem, a busca por seus documentos será reduzida.

Outroassim, convém pontuar que o principal efeito negativo disso é o afastamento desses grupos não registrados, em especial da escola e do mercado de trabalho. Jean-Jacques Rosseau, filósofo suíço, em seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, para ele a desigualdade vem da busca constante de superar o outro. Ao seguir esta linha de raciocínio, à medida que o indivíduo não tem seus documentos regularizados, o acesso à inclusão no meio escolar e laboral diminui, já que são papéis pré-requisitados. Dessa maneira, observa-se como esse problema gera invulnerabilidade e consequências.

Portanto, a invisibilidade associada ao registro civil precisa ser revertida. Para isso, é necessário que o ministério da cidadania estimule ações para incluir as comunidades pobres e pessoas sem registro no cartório. É viável que se crie alguns projetos e divulgações por meios de comunicações acessíveis, para aumentar a cidadania da sociedade e conter a ignorância. Casos como o do livro citado, "Vidas Secas", precisam ser reduzidos.
















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Caracteres

2253

Palavras

347

Frases

15

Parágrafos

4

Linhas

24

Tempo de leitura

1 min 55 seg

Tempo de fala

2 min 53 seg

Legibilidade
Nível de complexidade


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Tamanho médio das palavras


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Palavras por frase

23.1

Palavras por parágrafo

86.8

Frases por parágrafo

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Coesão
Conectivos


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Conectivos por palavra


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Conectivos mais frequentes

Vocabulário
Palavras únicas


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Lemas únicos


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Radicais únicos


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Conectivos únicos


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Desvios por palavra

0.017

Desvios de ortografia

1

Desvios de gramática

3

Desvios de clareza

1

Desvios de concisão

0

Desvios de originalidade

0

Desvios (outros)

1

Desvios da C1

4

Desvios da C2

0

Desvios da C3

0

Desvios da C4

1

Desvios da C5

0

Adequação ao tema
Palavras do tema


glau+
Palavras da frase temática


glau+
Sinais de Pontuação
Sinais de pontuação

53

Sinais de pontuação por token


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Vírgulas

32

Pontos finais

15

Dois-pontos

0

Pontos e vírgulas

0

Exclamações

0

Interrogações

0

Reticências

0

Verbos
Verbos


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Verbos por palavra


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Verbos auxiliares


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Verbos na 1.ª pessoa


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Verbos no gerúndio


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Verbos no infinitivo


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Verbos finitos


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Verbos no particípio


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Verbos no presente


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Verbos no pretérito


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Verbos no futuro


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Verbos no imperativo


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Verbos mais frequentes

Substantivos
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Substantivos por palavra


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Substantivos próprios


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Substantivos próprios por palavra


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Substantivos mais frequentes

Pronomes
Pronomes


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Pronomes por palavra


glau+
Pronomes demonstrativos


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Pronomes pessoais


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Pronomes relativos


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Pronomes indefinidos


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Pronomes interrogativos


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Adjetivos
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Adjetivos por palavra


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Advérbios
Advérbios


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Advérbios por palavra


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Conjunções
Conjunções coordenativas


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Conj. coordenativas por palavra


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Conjunções subordinativas


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Conj. subordinativas por palavra


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Conjunções mais frequentes

Preposições
Preposições


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Preposições por palavra


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Entidades nomeada
Entidades nomeadas


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Entidades nomeadas mais frequentes

Pessoas mais citadas

Outras
Trechos entre aspas

3

Trechos entre parênteses

0

TEXTOS MOTIVADORES
TEXTO I
Toda sexta-feira, o ônibus azul e branco estacionado no pátio da Vara da Infância e da Juventude, na Praça Onze, Centro do Rio, sacoleja com o entra e sai de gente a partir das 9 h. Do lado de fora, nunca menos de 50 pessoas, todas pobres ou muito pobres, quase todas negras, cercam o veículo, perguntam, sentam e levantam, perguntam de novo e esperam sem reclamar o tempo que for preciso. Adultos, velhos e crianças estão ali para conseguir o que, no Brasil, é oficialmente reconhecido como o primeiro documento da vida – a certidão de nascimento. [...]

Ao longo do discurso desses entrevistados, fica clara a forma como os usuários se definem: “zero à esquerda”, “cachorro”, “um nada”, “pessoa que não existe”, entre outras, todas são expressões que conformam claramente a ideia da pessoa sem registro de nascimento sobre si mesma como uma pessoa sem valor, cuja existência nunca foi oficialmente reconhecida pelo Estado.

ESCÓSSIA, F. M. Invisíveis: uma etnografia sobre identidade, direitos e cidadania nas trajetórias de brasileiros sem documento. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais). Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro, 2019.
TEXTO II
A Lei Nº 9 534 de 1997 tornou o registro de nascimento gratuito no Brasil. Só que o problema persiste, mostrando que essa exclusão é complexa e não se explica apenas pela dificuldade financeira em pagar pelo registro, por exemplo.


Disponível em: https://estudio.r7.com/. Acesso em: 22 jul. .
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 187

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 173

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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A obra mordenista "Vidas Secas", produzida por Graciliano Ramos, retrata a história de vulnerabilidade socioeconômica enfrentada por Fernando e seus dois filhos, os quais eram identificados como filho mais novo e mais velho, e não possuíam seus nomes registrados durante o enredo. Ao sair do campo literário,nota-se ainda a invisibilidade associada ao acesso das pessoas ao registro civil, tendo em vista que esse problema é negligenciado por diversos segmentos sociais e políticos. A partir desse contexto, se torna fundamental entender o que motiva essa situação irregular de documentação e o seu impacto na sociedade, a fim de se ter uma cidadania eficiente.

Diante desse cenário, percebe-se a invisibilidade acerca de um registro civil, por partes do governo, e até mesmo em escolas. Sêneca, grande filósofo do Império Romano, uma vez afirmou "Não estudamos para a vida, mas para a escola". Todavia, quando se trata de classes mais baixas não se nota conhecimentos, já que os debates sobre a importância da certidão de nascimento dificultam a mudança dessa situação. Desse modo, enquanto a desinformação e a assistência precária se mantiverem, a busca por seus documentos será reduzida.

Outroassim, convém pontuar que o principal efeito negativo disso é o afastamento desses grupos não registrados, em especial da escola e do mercado de trabalho. Jean Jacques Rosseau, filósofo suíço, em seu Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens, para ele a desigualdade vêm da busca constante de superar o outro. Ao seguir esta linha de raciocínio, à medida que o indivíduo não tem seus documentos regularizados, o acesso a inclusão no meio escolar e laboral diminui, já que são papéis pré-requisitados. Dessa maneira, observa-se como esse problema gera invulnerabilidade e consequências.

Portanto, a invisibilidade associada ao registro civil precisa ser revertida. Para isso, é necessário que o ministério da cidadania estimule ações para incluir as comunidades pobres e pessoas sem registro no cartório. É viável que se crie alguns projetos e divulgações por meios de comunicações acessíveis, para aumentar a cidadania da sociedade e conter a ignorância. Casos como o do livro citado, "Vidas Secas", precisam ser reduzidos.
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