Avatar do usuário
Por jessynix
Quantidade de postagens
#128746
A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “todos os cidadãos nascem livres e iguais em dignidade de direitos”. No entanto, percebe-se na contemporaneidade, mesmo com a leis vigentes, que no Brasil tem a existência de grupos de trabalhadores não favorecidos, em que o fator da uberização aumenta e com isso ocorre a perda dos seus direitos trabalhistas. Nesse contexto, é válido analisar como a precarização do trabalho e a insuficiência legislativa atuam como causas desse quadro.
Sob esse viés, é imprescindível destacar que o trabalho informal é a resposta da precarização do trabalho. Nessa perspectiva, cabe citar o período da Terceira Revolução Industrial, que ficou marcado por uma série de avanços tecnológicos e da terceirização da economia. Em virtude disso, há um crescimento na geração de empregos informais, em que os trabalhadores passam por situações precárias, sujeitando-se às longas horas de trabalho para terem um sustento, tendo a desvantagem de não terem os seus direitos trabalhistas, como a remuneração, 13º salário e férias. Em suma, é notório que a precarização se estabelece nessa área de trabalho.
Ademais, é fundamental abordar que os transtornos da uberização se deriva acerca da insuficiência legislativa. Sob essa ótica, ressalta uma afirmação do filósofo John Locke em que “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis.” Isto é, as leis são planejadas para melhorar a vida de todos os cidadãos e atender as suas devidas necessidades. Entretanto, há uma lacuna na legislação, pois as leis não estão acompanhando as mudanças sociais e econômicas, fazendo com que os trabalhadores informais percam a garantia e a proteção dos seus direitos. Logo, tal insuficiência no processo legislativo
Portanto, é necessário que medidas sejam tomadas para solucionar essa problemática. Para isso, o Ministério do Trabalho - órgão responsável por garantir os direitos trabalhistas - deve promover formulação de políticas públicas e regulamentações, por meio da realização de fiscalizações legislativas para verificar como as plataformas de uberização tratam os seus membros, a fim de alcançar a melhoria de vida dos funcionários autônomos e todos adquirirem os seus direitos trabalhistas. Desse modo, as medidas tomadas vão fazer com que a sociedade viva de uma forma igualitária.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
321 Exibições
por Anabia18
0 Respostas 
107 Exibições
por Vicsantos6
0 Respostas 
50 Exibições
por veroufach
0 Respostas 
28 Exibições
por cxdvbd
0 Respostas 
63 Exibições
por Vilasboasvit
0 Respostas 
77 Exibições
por VEGAAA
1 Respostas 
258 Exibições
por mands12
Uberização
por gustavcal    - In: Outros temas
0 Respostas 
104 Exibições
por gustavcal
0 Respostas 
139 Exibições
por Gabis683
1 Respostas 
188 Exibições
por Monicabatis

Aldous Huxley defende: "Os fatos nã[…]

Segundo o Art.205 da Constituição Fe[…]

Zenebra vc poderia corrigir minha redaç&[…]

:D Olá, poderia de fazer um sugestã[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM