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Por emilyviiih23
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#122560
A animação "Rio" tem como protagonistas "Blu", uma arara azul domesticada, e sua dona, a americana Linda que vem ao Brasil para mostrar ao pássaro sua origem. Todavia no filme Linda respeite as leis e a limpeza do país essa atitude não é efetuada por todos os turistas que vem ao Brasil. Assim, esse fato mostra a ausência do turismo sustentável no país, que é causado especialmente pela falta de consciência dos turistas e tem como consequência a alta degradação dos espaços públicos.
Desse modo é notório a falta de conhecimento de visitantes que o país recebe sobre como se desfazer dos lixos que produzem. Isso ocorre também pela a falta de advertências por parte das autoridades e das agencias de turismo, que muitas vezes são as responsáveis por esses indivíduos no país. Visto que muitas dessa empresa optam por não avisar sobre as leis ambientais brasileiras, e a pouquíssima, quase nula, fiscalização ambiental causam essa ignorância.
É preciso salientar que durante o carnaval o Brasil recebe em média 2.1 milhões de turistas, em simultâneo é o momento em que o país tem maior acumulo de lixos na rua. Segundo a reportagem feita pelo G1, em 2019, apenas no Rio de Janeiro foram coletadas cerca de 1227 toneladas de resíduos nas ruas da cidade após o carnaval. Esses dados mostram como esses indivíduos não tem consciência de como se desfazer dos lixos.
Dessa forma é notável a necessidade de que o Ministério do Ambiente reforce a fiscalização nas ruas, especialmente em épocas festivas, e gere leis que levem as agencias de turismo a avisar sobre as leis ambientais brasileiras a partir do começo da viagem, com palestras e posts em redes socias, afim que esses turistas sejam conscientizados. Também é importante que haja punições mais concretas para pessoas que forem vistas denegrindo espaços públicos de modo que fique claro que essa denegação é crime e essas pessoas não vão sair impunes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Fernando202
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#122565
Olá, estarei corrigindo sua redação usando como base os critérios avaliativos do Enem.

1- Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: Você apresenta um ótimo conhecimento da escrita formal da língua portuguesa, entretanto, percebe-se alguns erros gramaticais. Sugiro que revise sua redação após o término, focando em tempos verbais e a gramática.

2- Competência 2: Compreender a proposta de redação: Você assimilou bem o tema, escolheu bons argumentos como "a falta de consciência dos turistas" e "alta degradação dos espaços públicos". Entretanto, seus argumentos ficaram de certa forma "anônimos", no primeiro desenvolvimento você cita a falta de consciência dos turistas no descarte do lixo, isso é válido, também explica o porquê dessa falta de consciência, mas no segundo argumento se vê o déficit na sua argumentação. Os lixos podem causar a alta degradação dos espaços públicos, foi isso que faltou, você relacionar a causa e o efeito.

3- Competência 3: Selecionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: Você soube organizar e interpretar suas informações, fatos e opiniões. Citou no começo o filme "Blu" na função de contextualizar e foi válido, no decorrer de sua argumentação, mais precisamente no terceiro parágrafo usou dados estatísticos e fatos para solidificar sua argumentação, porém, como eu havia citado na competência anterior, o segundo argumento ficou subentendido, você poderia ter citado o lixo como principal causa da alta degradação dos espaços públicos dessa forma ficaria mais conciso/direto. (Em suma, você apenas citou o lixo como causa, mas não relacionou ele com o seu argumento).

4- Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: você usou bons conectivos, ligando uma ideia a outra, porém, percebo o uso ou o desuso da vírgula de forma incorreta, depois de todo conectivo, principalmente se for depois de um ponto final, coloque a vírgula, o desuso dela está comprometendo o entendimento de sua redação afetando a coesão.

5- Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: você citou os fatores essenciais: agente, ação, finalidade e modo. Você detalhou, mas poderia ter exemplificado mais, como por exemplo, de que forma as fiscalizações seriam feitas, como as leis seriam criadas, citar outros agentes e etc. Sempre detalhe o máximo que puder. Sua conclusão é interessante e apresenta medidas que seriam eficientes.

(Lembre-se que minha avaliação é superficial, outras pessoas poderiam corrigir muito melhor, mas leve em conta os pontos que eu citei)

Leia bastante para melhorar sua escrita, amplie bastante seu repertório sociocultural, aborde seus argumentos de forma clara.

Continue treinando, a prática leva a perfeição.

Bye, bye.
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