Nesse viés, é necessário pontuar que a falta de ética para a criação de um turismo sustentável precisa ser superada. A esse respeito, O pensador Jean Piaget afirma que "os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios". Sob essa perspectiva, constata-se que grande parte das pessoas ao viajarem ou até mesmo fazerem um passeio, não se importa com a degradação e a contaminação de tais pontos turísticos, uma vez que poluem esses locais com seu lixo mesmo tendo consciência de seus impactos ao meio, evidenciando assim a antiética de muitos turistas, que tem raízes intrinsecamente biológicas -tal como dito por Jean Piaget.
Ademais, a negligência governamental e a falta de devida fiscalização nos pontos turísticos dificulta a concretização de medidas sustentáveis no que tange a questão do turismo. Nesse cenário, está previsto na constituição de 1988 a garantia de proteção ao Patrimônio Turístico e o incentivo ao desenvolvimento do turismo, mas nesse quesito o governo pode ser considerado negligente, uma vez que não promove a devida proteção desses patrimônios devido à falta de fiscalizações rígidas e principalmente não promove políticas públicas que incentivam o turismo sustentável. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da realização de ações concretas que garantam o turismo sustentável no Brasil.
Portanto, o Ministério do turismo- órgão responsável pelo desenvolvimento do turismo como atividade econômica sustentável- deve criar políticas públicas que visem atingir a ética nos indivíduos acerca da proteção dos pontos turísticos nacionais por meio da intensificação das campanhas publicitárias nas mídias e com a adoção de fiscalizações mais rigorosas acompanhadas pela Cadastur -sistema de cadastro para atuantes no setor de turismo - a fim de que os turistas respeitem efetivamente tais políticas públicas. Com essas medidas, "A história das Coisas" ao menos no setor turístico, será não mais uma crítica ao modo de vida atual mas sim uma lembrança do que era no passado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.