Avatar do usuário
Por Lari987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#120933
O documentário"A história das Coisas"- que apresenta o sistema de produção e consumo que molda a sociedade- questiona os nossos valores, os padrões sociais de consumo impostos pela mídia e nos faz um alerta sobre a urgência de criarmos um mundo mais sustentável. Nesse sentido, a temática da obra está intimamente relacionada à sociedade brasileira atual, visto que a ineficiência associada ao turismo sustentável é um problema ligado aos valores de cada indivíduo. Com efeito, hão de ser analisadas as causas que corroboram esse cenário: a antiética dos turistas e a negligência governamental.


Nesse viés, é necessário pontuar que a falta de ética para a criação de um turismo sustentável precisa ser superada. A esse respeito, O pensador Jean Piaget afirma que "os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios". Sob essa perspectiva, constata-se que grande parte das pessoas ao viajarem ou até mesmo fazerem um passeio, não se importa com a degradação e a contaminação de tais pontos turísticos, uma vez que poluem esses locais com seu lixo mesmo tendo consciência de seus impactos ao meio, evidenciando assim a antiética de muitos turistas, que tem raízes intrinsecamente biológicas -tal como dito por Jean Piaget.


Ademais, a negligência governamental e a falta de devida fiscalização nos pontos turísticos dificulta a concretização de medidas sustentáveis no que tange a questão do turismo. Nesse cenário, está previsto na constituição de 1988 a garantia de proteção ao Patrimônio Turístico e o incentivo ao desenvolvimento do turismo, mas nesse quesito o governo pode ser considerado negligente, uma vez que não promove a devida proteção desses patrimônios devido à falta de fiscalizações rígidas e principalmente não promove políticas públicas que incentivam o turismo sustentável. Por conseguinte, evidencia-se a necessidade da realização de ações concretas que garantam o turismo sustentável no Brasil.


Portanto, o Ministério do turismo- órgão responsável pelo desenvolvimento do turismo como atividade econômica sustentável- deve criar políticas públicas que visem atingir a ética nos indivíduos acerca da proteção dos pontos turísticos nacionais por meio da intensificação das campanhas publicitárias nas mídias e com a adoção de fiscalizações mais rigorosas acompanhadas pela Cadastur -sistema de cadastro para atuantes no setor de turismo - a fim de que os turistas respeitem efetivamente tais políticas públicas. Com essas medidas, "A história das Coisas" ao menos no setor turístico, será não mais uma crítica ao modo de vida atual mas sim uma lembrança do que era no passado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por gabrielromao
Quantidade de postagens
#121044
Ola, pra começar, não sou corretor e nem formado em letras, sou estudante assim como você kkkkk
Mas na sua introdução você usa um repertório de documentário, o que é muito bom e da maior autoria ao texto, mas você usou um verbo na segunda pessoa. É proibido? Não, mas evite ao máximo o uso, pode tirar ponto da C2 e pode ser visto como informal. Mas sua introdução esta boa.
Seu d1 ta muito bom, com bons argumentos e a argumentação muito boa, mas cometeu um erro de concordância
seu d2 repete a palavra turismo e seus sinonimos muito perto, mas essas repetições se perdem na sua estrutura impecável de dissertação
sua conclusão é muito pertinente e com tudo que é pedido, mas uma dica, tente colocar o detalhamento em outros locais, já tive professor que nao considerava o detalhamento dessa forma forma no agente.
Voce conhece muito bem a redação do enem e seu texto foi muito bom, mas teve alguns erros de portugues, como uma virgula antes do "mas" na conlusão e outros 2 de regencia, mas sua argumentação está impecável. Boa Sorte!!!!
1
Avatar do usuário
Por Lari987
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#121051
@gabrielromao muito obrigada pela correção, minha ajudou de verdade. Vou trabalhar mais nos pontos destacados.
1
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
turismo sustentável
por emilyviiih23    - In: Outros temas
2 Respostas 
152 Exibições
por emilyviiih23
0 Respostas 
260 Exibições
por JoseWill
0 Respostas 
96 Exibições
por cresce1000
0 Respostas 
95 Exibições
por 2505
0 Respostas 
63 Exibições
por Ronaldio
2 Respostas 
170 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
86 Exibições
por Romario12119
0 Respostas 
68 Exibições
por yasmincorbi
O desafio no incentivo ao turismo no Brasil
por lalaml123    - In: Outros temas
1 Respostas 
80 Exibições
por lalaml123
0 Respostas 
97 Exibições
por Alice1809

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM