Avatar do usuário
Por ferconcursou
Quantidade de postagens
#94758
O crescente aumento do trabalho informal no país é um indicativo importante de uma realidade por vezes negligenciada: a falta de oportunidades no mercado formal. Com o aumento do desemprego, a crescente adesão ao trabalho informal se apresenta como uma solução aos trabalhadores que precisam prover o sustento a suas famílias.
Os últimos anos, marcados pela pandemia da COVID 19 e a Guerra entre a Ucrânia e a Rússia, provocaram uma instabilidade global na economia, a qual, por sua vez, impulsionou um aumento nos índices de desemprego. Grandes e pequenas empresas se viram obrigadas a demitir massivas quantidades de trabalhadores, os quais se viram desamparados e com a necessidade de trabalhar.
Neste contexto, surge como alternativa o trabalho informal. Essa modalidade de trabalho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é aquela em que não há registro em Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), ou, no caso de empregadores, no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ). Dessa forma, não são assegurados a estes trabalhadores alguns direitos como férias remuneradas, décimo terceiro salário, licença maternidade, entre outros previstos na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e na Constituição Federal (CF). A remuneração variável também se apresenta como uma dificuldade ao trabalhador informal.
É verdade, entretanto, que essa modalidade possui algumas vantagens como flexibilidade de horários, autonomia e renda imediata, características que, quando bem aproveitadas, podem funcionar melhor do que as relativas ao trabalho formal. Contudo, vale ressaltar que tais vantagens, ainda que a princípio pareçam proveitosas, a longo prazo podem se apresentar como uma dificuldade expressiva, tendo em vista a instabilidade a que o trabalho informal está relacionado.
Além disso, vale ressaltar que do ponto de vista governamental o trabalho informal apresenta grande risco ao país, pois ele aumenta o déficit da Previdência Social , prejudicando a economia.
Assim, conclui-se que em um cenário de desemprego em massa o trabalho informal pode ser uma alternativa, mas a adesão deve ser de forma cautelosa quando em uma economia menos instabilizada, de maneira a minimizar os efeitos negativos à economia do país e aos próprios trabalhadores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
28 Exibições
por ferconcursou
2 Respostas 
147 Exibições
por ferconcursou
6 Respostas 
393 Exibições
por ManoelSan
3 Respostas 
121 Exibições
por ferconcursou
1 Respostas 
89 Exibições
por ferconcursou
1 Respostas 
45 Exibições
por ferconcursou
2 Respostas 
65 Exibições
por ferconcursou
1 Respostas 
718 Exibições
por madusc
Trabalho informal
por Gbatist12    - In: Outros temas
2 Respostas 
189 Exibições
por Gbatist12
0 Respostas 
81 Exibições
por jennpamela

A constituição federal de 1988 asseg[…]

Silvio Santos é um renomado apresentador te[…]

ManoelSan , JoaoPedro72

"Onde está /Meu irmão sem i[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM