Avatar do usuário
Por francis
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#2095
Polícia de SP prende dois homens que mataram ambulante no metrô

A polícia de São Paulo prendeu os dois homens que espancaram até a morte um ambulante, dentro de uma estação do metrô, no dia de Natal.
A prisão dos responsáveis pela morte do ambulante Luiz Carlos Ruas, o Índio, levou uma multidão revoltada à delegacia que apura crimes dentro do metrô. A passagem deles provocou tumulto. A polícia reagiu.
Ricardo Martins do Nascimento foi preso na noite desta terça-feira (27), em Itupeva, no interior de São Paulo, e levado para a capital. Na chegada, quase foi agredido. Ele falou sobre o crime. “Cara, a gente estava alterado. Cachaça... Não justifica, não. O certo é a gente pagar”, diz Ricardo.
Ricardo e o primo, Alípio Rogério dos Santos, aparecem nas imagens das câmeras do metrô espancando até a morte o ambulante conhecido como Índio. Ele tentou defender dois homossexuais, também agredidos pelos dois rapazes. [...]
(Disponível em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/12/policia-de-sp-prende-dois-homens-que-mataram-ambulante-no-metro.html/. Acesso em: 28/12/2016.)

Em entrevista à BBC Brasil, Dunker – psicanalista, professor e escritor –, que ganhou o Prêmio Jabuti por sua obra sobre psicologia, psicanálise e comportamento, classifica o ato do ambulante como uma “transgressão ao nosso modo muito covarde de existir”. A seguir um trecho da entrevista:

BBC Brasil: Nesse contexto de banalização da violência, como se destaca o modo de agir de Índio, que, segundos as testemunhas, tentou conversar com os jovens e não agredi-los?
Dunker: O verdadeiro ato de combate à violência foi o de Índio que, sozinho, em desvantagem, quis usar a palavra. É o que está faltando e é o que a gente, mesmo num episódio como esse, não consegue valorizar. Qual é a “arma” que o Índio tinha? A palavra. Ele foi falar com as pessoas. Ele podia ter algum instrumento de ameaça, mas não o usou. A gente desaprendeu a potência simbólica, mediadora, da palavra, porque é só lei contra lei, força contra força, e aí a violência vai se banalizando na mesma medida em que vai se silenciando. Diante do violento, a gente não fala, não negocia mais com a palavra.
(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-38471102. Acesso em: janeiro /2017.)

Quando o efeito espectador propicia que um crime ocorra, a situação fica mais complexa. Uma frase atribuída ao alemão Albert Einstein diz: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer”, assim, se um criminoso pode ser definido como uma pessoa com problemas psicológicos, uma pessoa com desprezo pelas leis e pela moral, uma pessoa com desprezo pela vida humana e pelo ser humano, o que dizer daquele que assiste um crime ser cometido e nada faz para impedir? O que uma pessoa que assiste um crime brutal quieta é?
(Nathalia Dammenhain Barutti, advogada, pós graduada em direito constitucional pela PUC-SP.
Disponível em: http://justificando.cartacapital.com.br/2017/01/03/paralisia-coletiva-e-o-efeito-espectador-o-caso-genovese-e-o-caso-ruas/.)

De acordo com os textos motivadores anteriores, redija um texto dissertativo acerca da temática:
“A solidariedade em uma sociedade individualista e injusta”.


Download baixar folha de rascunho da prova:
consulplan-2017-trf-2-regiao-tecnico-judiciario-sem-especialidade-prova_1.pdf
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Experimente corrigir uma redação para ver como você aprenderá MUITO mais...
Avatar do usuário
Por mariaed03
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#107086
" Tu te tornar eternamente responsável por aquilo que cativas", a frase retirada do livro o pequeno príncipe representa uma modernidade sólida que se contradiz a realidade da sociedade moderna do século xxi, que pode ser definida pelo sociólogo Polonês Bauman como uma modernidade líquida.
Segundo o sociólogo Bauman, o mundo sofreu uma mudança nas relações sociais pós segunda guerra mundial, por conta da globalização e da rápida evolução tecnológica as relações humanas se restringem a conexões superficiais, segundo suas próprias palavras " vivemos em tempos líquidos, nada é feito para durar".
Essa transformação da relações sociais foi um processo lento, que começou nos produtos e fábricas, passando para as redes sociais, onde a quantidade passa a valer mais que a qualidade, botando assim as amizades e relações num patamar como descartáveis, não há mais a construção de vínculos duradouros é sim a construção da imagem pessoal, do individualismo e da falta de justiça, onde um simples comentário de opinião oposta a maioria das massas pode se tornar motivo de cancelamento e hostilidade. Como é o exemplo do padre Júlio Lancellotti que durante a pandemia de 2020, andou pelas ruas de São Paulo ajudando moradores em situações de rua , uma lei que proíbe construções hostis com o seu nome foi proposta pelo congresso mas o presidente Jair Messias Bolsonaro vetou a lei, apesar do trabalho do Padre Júlio Lancellotti ser considerado um grande exemplo de solidariedade, ele é muito criticado por boa parte dos usuários das redes sociais, mostrando o quanto a nossa sociedade ainda é individualista.
Para o combate a liquidez da sociedade é necessário uma grande mudança de mentalidade da sociedade como um todo, deve-se haver uma parceria entre governo, sociedade e família para que se ensine as novas gerações não só novas tecnologias mas também conceitos e princípios de moral, ética e filosofia, ensinando-as a arte da empatia, tornando assim sociedade um lugar mais cativo.
1
Avatar do usuário
Por henrique01
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#119450
É notório que a sociedade contemporânea necessita combater o individualismo e a injustiça no intuito de construir um mundo mais solidário. Dentre tantos fatores relevantes , temos : as campanhas de ajuda aos menos favorecidos e a negligência governamental.
Em primeiro lugar , destaca-se a importância das campanhas sociais em favor dos necessitados. "Quem tem fome , tem pressa" , disse "Betinho" . O sociólogo brasileiro foi idealizador de um dos maiores programas de ajuda humanitária do país e serve como exemplo para aqueles que têm em mente o cultivo da solidadriedade e o desprezo ao individualismo. Além da fome , existem outras mazelas sociais que necessitam de intervenção , tais como : a exploração sexual infantil e o tratamento dos dependentes químicos. Logo, o trabalho voluntário desempenha papel relevante e admirável no exercício da cidadania e na preservação da dignidade da pessoa humana.
Outro fator que também contribui para a injustiça é a negligência estatal. De acordo com a Constituição Federal de 1988 , o poder legislativo vota e edita as leis que protegem a coletividade. Entretanto , o Código de Processo Penal , de 1941 , encontra-se obsoleto e não atende as necessidades hodiernas da população. Com isso , uma série de crimes bárbaros são praticados diariamente e ficam sem punição , pois o referido diploma legal possui inúmeras lacunas que dificultam a condenação dos responsáveis por diversos delitos , principalmente o homicídio.
Diante disso, percebe-se o quanto estamos distantes do ideal de justiça e de igualdade. Mas não devemos desanimar da perspectiva de solução. Portanto, faz-se necessário a união de forças e investimentos maciços em educação para edificação rápida de uma nação mais justa , civilizada e solidária .
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
139 Exibições
por OXS
0 Respostas 
95 Exibições
por henrique01
0 Respostas 
79 Exibições
por Altamirando
1 Respostas 
95 Exibições
por GeovanaAnt
0 Respostas 
107 Exibições
por Cerqueira
0 Respostas 
83 Exibições
por giubs
0 Respostas 
132 Exibições
por Marcelaxz
0 Respostas 
183 Exibições
por guii1599
0 Respostas 
84 Exibições
por aprovado100
0 Respostas 
166 Exibições
por Lerezende
Enem 2018

Sabemos que a maior parte das redes sociais &eacut[…]

Na constituição federal de 1988, doc[…]

Aceita por ser perfeita

No contexto do século XXI, é not&oac[…]

lais458 Deivison claaires Felpz Maxy fl[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM