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Por GeanAugusto
#45611
Diante de tal tema, nota-se que atualmente no Brasil está cada vez pior e decaindo a cada ano que passa. Dentre os fatores responsáveis, destaca-se o péssimo estado dos transportes públicos e os altos valores das passagens. Tornando-se um incomodo para todos os Brasileiros que optam por utilizarem esses transportes.

Esse abandono se vem devido a má gestão dos líderes de cada estado e das pessoas, aos quais não zelam por tais meios de transportes, contribuindo assim para decadência dos mesmos. No Rio de Janeiro, um exemplo disso são os Brts, aos quais estão praticamante todos em péssimo estado e sem suporte nenhum para aguentar a demanda de pessoas. Sendo os cidadãos os principais responsáveis por tal destruição.

Entretando outro fator importante são os altos valores das passagens, fazendo os cidadãos optarem por transportes secúndarios.Segundo uol notícias, as passagens de onibús nas capitais variam de R$3,60 a R$4,70, as de trem e metrô a partir de R$4,00. Um alto valor a se pagar em comparação ao atual estado dos transportes.

Dessa forma, percebe-se a ineficácia dos líderes em lidar com o atual cénario dos transportes públicos. São necessárias medidas para que faça a população zelar um pouco mais por esses meios, aumentando a demanda, fazendo assim a população não optar por transportes secúndarios, acasionando mais dinheiro para manutenção de tais transportes.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Mendx
#46022
Diante de tal tema,(que tema?) nota-se que, atualmente no Brasil está cada vez pior e decaindo a cada ano que passa (O que está cada vez pior?). Dentre os fatores responsáveis, destaca-se o péssimo estado dos transportes públicos e os altos valores das passagens. Tornando-se um incomodo para todos os brasileiros que optam por utilizarem esses transportes.
Pense o seguinte: A pessoa que for ler sua redação vai saber do que você está falando sem a necessidade de olhar qual é o tema? Acredito que não! O seu tema, ou título, não é seu texto, logo, se você começar dizendo "diante de tal tema", o leitor não saberá do que você está falando, porque o tema ainda não foi abordado no corpo da redação. Adiante, você diz "está cada vez pior", mas você ainda não havia abordado a questão do tema, então, o leitor não sabe o que está piorando. Entendeu? Quando você for escrever a próxima, leia sua introdução como se você não soubesse qual é seu tema, se pelo texto você compreender qual é a temática, tudo ok, se não compreender, tente melhorar.
No mais, vejo que você entende que a introdução deve contextualizar, apresentar o tema e a tese, mas você precisa deixar tudo claro. Sua introdução está confusa!


(Use conectivo de desenvolvimento) Esse abandono (que abandono? Você não havia falado nada referente a isso) se vem devido a má gestão dos líderes de cada estado e das pessoas, aos quais não zelam por tais meios de transportes, contribuindo assim para decadência dos mesmos. No Rio de Janeiro, um exemplo disso são os Brts, aos quais estão praticamante todos em péssimo estado e sem suporte nenhum para aguentar a demanda de pessoas. Sendo os cidadãos os principais responsáveis por tal destruição.
A estrutura do desenvolvimento é: tópico frasal (ideia central a ser desenvolvida no argumento) + argumento (com citação, exemplos...) + arrematação voltando à tese. Todos separados por parágrafos, onde tais parágrafos devem estar ligados por elementos coesivos. Nesse primeiro desenvolvimento, noto que você argumentou, apresentou um exemplo e arrematou, porém faltou o tópico frasal, o uso de conectivos e, apesar do exemplo, seu argumento está superficial, seja mais consistente.

(Faltando o conectivo de desenvolvimento) Entretando outro fator importante são os altos valores das passagens, fazendo os cidadãos optarem por transportes secúndarios. (Tópico frasal) Segundo uol notícias, as passagens de onibús nas capitais variam de R$3,60 a R$4,70, as de trem e metrô a partir de R$4,00. Um alto valor a se pagar em comparação ao atual estado dos transportes.
Aqui você apresentou o tópico frasal e um dado, mas seu desenvolvimento foi muito curto e, consequentemente, o argumento ficou raso. Além disso, faltou arrematar. Atente-se para a estrutura do desenvolvimento.

Dessa forma, percebe-se a ineficácia dos líderes em lidar com o atual cénario dos transportes públicos. São necessárias medidas para que faça a população zelar um pouco mais por esses meios, aumentando a demanda (ação), fazendo (se puder evite o gerúndio) assim, com que a população não opte por transportes secúndarios,(finalidade) acasionando (ocasionando?) mais dinheiro para manutenção de tais transportes.
Sua conclusão está incompleta e um tanto confusa. Note que você disse o que deve ser feito "aumentar a demanda", mas teria que especificar a demanda do que, no caso, de transporte público, não é? Disse também que, dessa forma a população não optará por outros transportes, ou seja, essa é finalidade. Mas, não é apenas dizer o que deve ser feito e para o quê. Deve apontar, também, quem vai fazer e como vai fazer, além disso é importante detalhar a intervenção.
A conclusão, no caso do Enem, deve conter: Agente+ação+meio+finalidade+detalhamento. É também importante arrematar a tese na conclusão.


Conselho você a estudar bastante sobre a estrutura da redação do Enem de modo detalhado, estude também sobre argumentação e proposta de intervenção, leia redações nota mil e tente identificar onde está cada elemento que compõe a redação, como a contextualização, o tema, a tese, os conectivos, o tópico frasal, os argumentos, o repertório, a arrematação da tese, etc.

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