Por Anabiafig
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#40937
A biodiversidade do Brasil sempre foi motivo de orgulho nacional, mas esse contexto, é importante ressaltar, a vulnerabilidade do país ao tráfico de animais silvestres. Que hoje é potencializado pelos novos modelos de mercado.
O Brasil tem uma participação de quase 15% no contrabando ilegal de várias espécies, cerca de 12 milhões são caçados por ano, de acordo com o Ibama. Esses são dados que demonstram o grande desafio que é coibir essa infração aque tem números expressivos.
Além disso, outro fator tem dificultado o combate desse crime, as redes sociais viraram a maior feira ilegal de animais no mundo. O Facebook por exemplo, foi notificado pelo Ibama, porém o órgão não obteve apoio da plataforma. Sendo assim, episódios como o da Naja de Brasília, que se tornou-se emblemática,tende a crescer caso não haja uma união entre o virtual e o real.
Portanto, ações governamentais podem ser bons caminhos para uma cooperação internacional e nacional no combate desse crime. Através de maior controle nas fronteiras e aeroportos, por exemplo. Contudo,uma participação mais ativa das redes sociais restringindo esse tipo de conteúdo em suas plataformas fará diferença na defesa da nossa biodiversidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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