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#69856
No filme "Rio" retrata a história de uma arara-azul chamada Blu que ao nascer foi capturada por contrabandistas.De maneira análoga ao filme,é perceptível esse mesmo cenário em questão ao tráfico de animais exóticos no Brasil.Nesse sentido,é evidente que a problemática se desenvolve devido a falta de fiscalização e desinformação da população sobre o comércio ilegal de animais.
Em primeira análise,cabe analisar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de fiscalização.De acordo com o filósofo Thomas Hobbes,o Estado foi criado para assegurar os direitos dos indivíduos,eliminar condições de desigualdade e assim,promover coesão social,entretanto,isso não ocorre no Brasil.Desse modo,por causa da baixa operação das autoridades nas fiscalizações contra o tráfico de animais,resultam na facilidade da criminalização da atividade ilegal e escacez de espécies raras.
Ademais,a desinformação da população é visto como outro impulsionador do problema.Assim como no filme "Rio" mostra que Blu nunca aprendeu a voar por ser domesticado,pode facilmente ser aplicado na questão das pessoas comprarem animais que foram capturados do seu habitat e comentendo um crime comprando-os,além dos inúmeros impactos na vida desses bichos.
Portanto,em flexibilização a acabar com o tráfico de animais,cabe ao Ministério do Meio Ambiente criar políticas públicas de preservação da biodiversidade,essa ação pode ser feita com investimentos nas fiscalizações ambientais e também capacitar agentes sociais,com o objetivo de informar a população sobre educação ambiental.Dessa maneira,irá erradicar o comércio ilegal de animais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#71772
Olá! 🌼🐰
Perdão pela demora, andei muito ocupada nesses últimos tempos. Assim que possível trago uma correção para você, ok?
#73489
Oiii @Nagylla, tudo bem??? Antes de começar a corrigir sua redação, eu gostaria de deixar claro que ainda estou no começo do meu processo de aprendizagem então, por favor, me perdoe se errar algo, ok? Sinta-se livre para contestar qualquer parte desta análise.

observações
comentários
possíveis erros
reescrita/correção
desnecessário


introdução

No [O] filme "Rio" retrata a história de uma arara-azul chamada Blu que[,] ao nascer[,] foi capturada por contrabandistas. De maneira análoga ao filme, é perceptível esse mesmo cenário em questão ao tráfico de animais exóticos no Brasil. Nesse sentido, é evidente que a problemática se desenvolve devido a [à] falta de fiscalização e [à] desinformação da população sobre o comércio ilegal de animais.

Introdução perfeitamente estruturada, já deixou o tema e as teses bem fáceis de serem identificados, muito bem!


d1

Em primeira análise, cabe analisar [cuidado com a repetição] a ausência de medidas governamentais para combater a falta de fiscalização. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, o Estado foi criado para assegurar os direitos dos indivíduos, eliminar condições de desigualdade e[,] assim, promover coesão social, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Desse modo, por causa da baixa operação das autoridades nas fiscalizações contra o tráfico de animais, resultam [não seria resulta?] na facilidade da criminalização da atividade ilegal¹ e escacez [escassez] de espécies raras.

¹ Facilidade de criminalização da atividade ilegal? Não seria dificuldade?

Boa argumentação, atente-se às observações deixadas ao decorrer do parágrafo.


d2

Ademais, a desinformação da população é visto [vista] como outro [outra] impulsionador[a] do problema. Assim como no [o] filme "Rio" mostra que Blu nunca aprendeu a voar por ser domesticado, [isso] pode facilmente ser aplicado na questão das pessoas comprarem animais que foram capturados do seu habitat e comentendo um crime comprando-os [cometendo, dessa forma, um crime], além dos inúmeros impactos [que tal conduta provoca] na vida desses bichos.


conclusão

agente
ação
meio/modo
intuito
detalhamento

Portanto, em flexibilização a [com o fito de] acabar com o tráfico de animais, cabe ao Ministério do Meio Ambiente criar políticas públicas de preservação da biodiversidade, essa ação pode ser feita com investimentos nas fiscalizações ambientais e também capacitar agentes sociais, com o objetivo de informar a população sobre educação ambiental. Dessa maneira, irá erradicar o comércio ilegal de animais.


checklist de assuntos que te ajudarão a aperfeiçoar sua redação

⚪ uso da vírgula
⚪ sintaxe
⚪ concordância nominal e verbal
⚪ operadores argumentativos na redação do Enem



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