Avatar do usuário
Por milleny09
Quantidade de postagens
#116550
Na animação "Moriarty:o patriota", é retratada uma crítica a sociedade de classes sociais, em que as mazelas sociais são consequências do comportamento do povo. De maneira análoga, tal conjuntura é retratada no país ao se analisar a dificuldade de erradicar o trabalho infantil, o qual é um problema resultante da displicência populacional do tema. Desse modo, constata-se um impasse motivado não só pela insuficiência legislativa, como, também pela negligência governamental.
A princípio, é imperioso notar que a indulgência do estado potencializa o trabalho infantil. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das instituições zumbis, do sociólogo Zygmunt, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, a insuficiência legislativa é a impulsionadora do impasse, visto que existe uma lei específica, mas no entanto apenas de estar no papel, a lei não contempla totalmente o que é necessário para solucionar o problema, ou seja, na prática ela não funciona, pois ainda há casos de trabalho infantil no Brasil. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a negligência estatal, como outro fator que contribui para a manutenção do problema. Posto isso, segundo a teoria da Tábula rasa de John Locke: "o ser humano é como uma tela em branco, preenchida por influência e experiências". Com base nisso, constata-se que ao presenciar o trabalho infantil no Brasil, onde ainda é existente, os indivíduos inseridos em um ambiente que negligência e não combate a problemática, tende a ser influenciado pelo meio, assim, mantendo um comportamento indesejável e prejudicial à sociedade brasileira.
Portanto, que o estado junto com o ministério da justiça, órgão responsável pela administração das leis, crie uma plataforma, por meio de recursos digitais, que contenha meios anônimos de denúncias contra o trabalho infantil, afim de reverter o silêncio da sociedade em tal questão. Essa medida promoverá uma maior rede informacional e propiciará maior divulgação e promoção alertando, como também irá proteger as crianças, para não ser alvo de trabalho infantil.Ademais, também cabe a sociedade e a mídia elaborar campanhas para divulgar a solução do problema, o que pode ser efetivado via mobilizações em redes sociais e por intermédio de programas televisivos com viés informativos. Tal iniciativa tem o poder de engajar a população brasileira, e reconduzir o Brasil a rumo da paz social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
82 Exibições
por Albino
0 Respostas 
448 Exibições
por mariaeduoliv
o trabalho infantil na realidade brasileira
por anaboliv    - In: Outros temas
0 Respostas 
88 Exibições
por anaboliv
0 Respostas 
190 Exibições
por Is456b5
3 Respostas 
245 Exibições
por amandyx
0 Respostas 
181 Exibições
por DudaG
O trabalho infantil e a evasão escolar
por violetta    - In: Outros temas
2 Respostas 
206 Exibições
por Mylike
0 Respostas 
73 Exibições
por loolua
0 Respostas 
67 Exibições
por Studyprod
0 Respostas 
173 Exibições
por ilaurapaiva

lais458 , muito obrigada por corrigir! Vou seguir[…]

gabisateles - Você apresenta bem o tema […]

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM