Página 1 de 1

Trabalho Infantil

Enviado: 16 Set 2020 11:17
por Rebecx
No filme"Escritores da Liberdade" conta com a história dos jovens da periferia do Brooklyn, onde tentam de várias maneiras buscas formas de sobrevivência durante a infância. Infelizmente no cenário brasileiro não é diferente, existem vários problemas com o trabalho infantil. Com a baixa renda e grandes membros na família, muitas crianças têm que deixar sua infância de lado pra ajudar seus pais.
De acordo com o filósofo Jean Paul Satre "a violência, seja qual for a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota". A teoria se comprova quando comparada ao altíssimos padrões da nossa sociedade. Com a maior exposição trazida pelas rotinas dessas crianças, espera-se cada vez mais a interferência no crescimento de cada uma delas. Os dias se tornam mais cansativos, com isso o distúrbio do sono e a incapacidade de frequentar a escola.
No entanto, os problemas não se encontram apenas nas causas da mão de obra infantil, mas estão muito presentes nas consequências dessas. Com o excesso de trabalho, as crianças perdem sua infância. Além da perca do seu crescimento regular, as mesmas podem sofrer com vários problemas de saúde, como o esgotamento físico e mental, e até mesmo com lesões mediante o trabalho pesado.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), deve implantar fiscalizações nas empresas e nos campos, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Nele deve constar que a mão de obra infantil é proibida e que todos os meses , sem excessão, um membro do ECA fará a fiscalização necessária para evitar tal problema. Espera-se, com essa medida, que a cultura de trabalho infantil seja freada no Brasil.