Observa-se que a falta de engajamento da população contribui para a persistência do problema. Isso ocorre pois a sociedade brasileira possui um comportamento individualista, o que ocasiona no silenciamento do revés. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o indivíduo deve agir como se sua ação fosse se tornar lei universal. Sendo assim, é imprescindível combater o comodismo da população, visto que ele impulsiona a persistência do problema.
Outrossim, nota-se a ineficácia das leis como propulsora para a problemática. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar de todos. Todavia, isso não é visto na atual conjuntura nacional, uma vez que, segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem, no país, mais de cinco milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, o que vai de encontro com o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante por lei os direitos dessa parcela da população, tal como o direito de ter lazer e aproveitar a infância.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham reduzir o trabalho infantil no país. Para isso, cabe ao Estado, por meio do Poder Legislativo- responsável pela criação e manutenção das leis, incentivar ações estratégicas, em conjunto da Polícia Militar de cada localidade, por meio de investigações minuciosas, a fim de "caçar" e punir, de acordo com a legislação, indivíduos que corroboram para a persistência de tal prática. Somado a isso, é necessário a criação de projetos informativos, com o intuito de mostrar à população a importância de denunciar casos de trabalho infantil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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