Avatar do usuário
Por jessicadona
Quantidade de postagens
#123291
A célebre obra literária "O triste fim de Policarpo Quaresma", escrita pelo autor brasileiro Lima Barreto, retrata uma protagonista de cunho nacionalista, que exprime a importância de "lutar" pelas questões sociais de seu país. Fora da ficção, no entanto, o comportamento da sociedade brasileira se distância do ideal de Policarpo, uma vez que o trabalho infantil persiste na realidade nacional. Diante disso, é válido ressaltar o descaso da população e a insuficiência legislativa como principais causas para esse cenário hostil.
Observa-se que a falta de engajamento da população contribui para a persistência do problema. Isso ocorre pois a sociedade brasileira possui um comportamento individualista, o que ocasiona no silenciamento do revés. Segundo o filósofo Immanuel Kant, o indivíduo deve agir como se sua ação fosse se tornar lei universal. Sendo assim, é imprescindível combater o comodismo da população, visto que ele impulsiona a persistência do problema.
Outrossim, nota-se a ineficácia das leis como propulsora para a problemática. De acordo com o filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar de todos. Todavia, isso não é visto na atual conjuntura nacional, uma vez que, segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem, no país, mais de cinco milhões de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, o que vai de encontro com o ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante por lei os direitos dessa parcela da população, tal como o direito de ter lazer e aproveitar a infância.
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham reduzir o trabalho infantil no país. Para isso, cabe ao Estado, por meio do Poder Legislativo- responsável pela criação e manutenção das leis, incentivar ações estratégicas, em conjunto da Polícia Militar de cada localidade, por meio de investigações minuciosas, a fim de "caçar" e punir, de acordo com a legislação, indivíduos que corroboram para a persistência de tal prática. Somado a isso, é necessário a criação de projetos informativos, com o intuito de mostrar à população a importância de denunciar casos de trabalho infantil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
127 Exibições
por Bia19
0 Respostas 
49 Exibições
por sphcb
0 Respostas 
157 Exibições
por DudaG
0 Respostas 
43 Exibições
por 1234502
0 Respostas 
48 Exibições
por Anabia03
0 Respostas 
77 Exibições
por diogors100
0 Respostas 
36 Exibições
por zanandrez
0 Respostas 
32 Exibições
por Flicker2307
0 Respostas 
37 Exibições
por mariaajuli
Trabalho infantil no Brasil
por Iniciante21    - In: Outros temas
0 Respostas 
77 Exibições
por Iniciante21
Redação do ENEM 2023

Boa tarde! Eu entendo que você não te[…]

Saúde no trabalho

No que concerne a saúde no ambiente de trab[…]

O mundo trabalhista com o advento da inteligê[…]

Promulgada em 1988, a Constituição F[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM