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Por Ythalored
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Segundo a Constituição Federal de 1988, é dever do Governo garantir o desenvolvimento e a liberdade a todos os indivíduos. Entretanto, a persistência do trabalho infantil em meio a sociedade brasileira atual, impede que as crianças e adolescentes vivenciem o direto descrito pela norma constitucional. Com efeito, para solucionar o impasse, há de se combater a negligência governamental e também a deficiência do sistema educacional.
Diante desse cenário, o conceito filosófico de contrato social, popularizado na Europa no século XVIII, diz respeito ao dever que o Estado tem — ou deveria ter — de assegurar direitos básicos a população. Todavia, a perpetuação do trabalho infantil deixa claro que o contratualismo europeu não é uma realidade estendida as crianças e adolescentes de baixa renda familiar. Essa utopia se justifica pela falta de fiscalização do trabalho infantil e também da escassez de punições aos infratores.
Ademais, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, o trabalho infantil receberá o devido tratamento. A esse respeito, Jonh Rawls — expoente filósofo político do século XX — entendia que desigualdades sociais e econômicas são obstáculos para a equidade. Nesse sentido, as vítimas vivenciam, em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que há insuficiência de verbas públicas destinadas a educação desses menores.
Portanto, para garantir os benefícios previstos pela Constituição Federal, o Estado — responsável pela transformação social — deve promover projetos pedagógicos, como aulas e palestras ministradas por profissionais capacitados, afim de estimular a sociedade a priorizar a educação e o aspecto social infantil. Essa iniciativa, terá a finalidade de garantir os direitos descritos por Rawls e de levar o Brasil a experimentar, de fato, a dignidade humana.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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