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Por alunotavio
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Atualmente, na realidade brasileira não é raro ver nas ruas crianças em situação de trabalho infantil. Isso se dá principalmente por falta de recursos ou oportunidades, geralmente crianças que se encontram em estado de trabalho infantil passam por necessidades.

De 2022 para cá já foram registrados mais de 2600 casos de crianças em estado de trabalho infantil. Essa exploração não põe só a vida da criança ou do adolescente em risco, mas também a prejudica de diversas maneiras, tira o direito obrigatório de acesso à educação, pode gerar graves danos físicos e psicológicos. Como é dito pelo autor José Rodrigues "Nem só o vírus mata, o trabalho infantil também mata, é a morte de infância inacabada.".

Muitas crianças exploradas se encontram em famílias pobres, das quais mal mente tem acesso ao básico. E por isso seus pais em busca de uma forma de renda colocam seus filhos nas ruas para trabalhar, muitas vezes o dia todo. Existem também casos em que crianças são levadas do interior para trabalhar em casas de família. Onde trabalham em troca de nada, vivendo em situações precárias, sem acesso à saúde, educação e sem interações com outras crianças.

Conclui-se que, cabe ao Ministério do Trabalho sancionar fiscalizações em busca de crianças e adolescentes que se encontrem em situação de exploração, fazendo palestras educativas em escolas ensinando quais são as principais características de exploração, as incentivando a denunciar. Cabe também ao Ministério do Desenvolvimento social oferecer um auxílio a famílias carentes, para não virem a por seus filhos para trabalhar nas ruas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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