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#63811
Durante a Revolução Industrial o trabalho infantil já se fazia presente em condições insalubres, assim como tal realidade faz parte da contemporaneidade brasileira, seja por conta da ausência de um progama governamental que auxilie famílias de baixa renda, seja pela naturalização no modo como a sociedade enxerga o trabalho infantil, sendo esse visto como natural ou até mesmo positivo.

Primeiramente, é primordial ressaltar que consta no terceiro artigo da Constituição como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais. No entanto, não é o que ocorre, com uma enorme quantidade de crianças morrendo em más condições trabalhistas, no RS entre 2014 e 2018, 17 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos morreram em decorrência do trabalho, tendo a saúde mental e física prejudicada, assim como o acesso à educação e a perda de uma boa infância, a fim de conseguir recursos para a abstinência, que deveriam ser garantidas pelas forças governamentais, dessa forma garantindo a cidadania.

Ademais, a construção errônea de um pensamento que entende o trabalho infantil como positivo e comum, dessa maneira sendo favorável crianças trabalharem a estarem na marginalidade, ignora todas as circunstâncias desumanas e se torna um infortúnio de grande influência, pois não haverá impedimento quando houver a tomada da decisão de introduzir uma criança precocemente no mercado do trabalho.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Infraestrutura deve elaborar um projeto eficiente e solene que ajude famílias de baixa renda, promovendo oportunidades de emprego para os responsáveis das famílias, ouvindo essas pessoas e entendendo suas necessidades, aliado ao Ministério da Cidadania que deve promover palestras para à população com o intuito de romper o pensamento naturalista em torno do trabalho infantil, por meio de debates com a presença de crianças que vivenciam essa realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

#64355
Mandyy escreveu:@eurodrigo Poderia me ajudar com a correção, por favor? É de grande ajuda e eu agradeço muito! <3
Claro! Vou olhar agora mesmo. ;)
#64365
Correção de redação - ENEM
@Mandyy - TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA

A1, A2 e retomadas (tese)
Elementos temáticos
Ótimo! Muito bem!
Poderia ser melhor
Erro (desvio)
Adicionar
Confuso (não está claro)
Repetição
Desnecessário
Conectivos e operadores argumentativos
Repertório e/ou material sociocultural
Elementos da proposta

Durante a Revolução Industrial, o trabalho infantil já se fazia presente em condições insalubres, assim como tal realidade faz parte da contemporaneidade brasileira, seja (retirar) por conta da ausência de um progamaprograma governamental que auxilie famílias de baixa renda (A1 antecipado - OK), seja e, também, pela naturalização no modo como a sociedade enxerga o trabalho infantil (A2 antecipado - OK), sendo esse visto como de feitio natural ou até mesmo positivo.
➜ Boa introdução! Entretanto, cuidado com a falta de fluidez. Você fez o parágrafo inteiro em um único período e não utilizou conectivos intra, o que acaba prejudicando o entendimento. Além disso, o repertório poderia ter sido melhor encaixado e contextualizado. Os seus argumentos antecipados estão evidentes, mas passam uma ideia muito direta de proposta - o que não é recomendado, já que essa antecipação serve como base para os desenvolvimentos, nos quais trabalha-se a matriz da intervenção. Beleza?

[Substitua por "Nesse sentido"; "Nesse âmbito";...] Primeiramente (operadores de prioridade não acrescentam em nada na sua C4!), é primordial ressaltar que consta no terceiro artigo da Constituição, como objetivo fundamental da República Federativa do Brasil, erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais (retomada do A1 antecipado). No entanto, não é o que ocorre, comafinal, há uma enorme quantidade de crianças morrendo em más condições trabalhistas no país,. Por isso, no RS (não abrevie desnecessariamente) Rio Grande do Sul, entre 2014 e 2018, 17 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos morreram em decorrência do trabalho, tendo a saúde mental e física prejudicada, assim como o acesso à educação e a perda de uma boa infância, a fim de conseguir recursos para a abstinência, que deveriam ser garantidas pelas forças governamentais, dessa forma garantindo a cidadania. (melhorar finalização)
➜ Bom desenvolvimento! O repertório utilizado é pertinente e produtivo; os argumentos também estão bem colocados. Entretanto, atente-se à estrutura sintática e à ausência de conectivos. Lembre-se: o seu parágrafo precisa ser fluido, ou seja, necessita de períodos conectados para, assim, não exibir uma leitura cansativa e confusa. Beleza?

Ademais, a construção errônea de um pensamento que entende o trabalho infantil como positivo e comum, dessa maneira sendo favorável à crianças trabalharem ae estarem na marginalidade (retomada do A2 antecipado), ignora todas as circunstâncias desumanas e se torna um infortúnio de grande influência, pois não haverá impedimento quando houver a tomada da decisão de introduzir uma criança precocemente no mercado do trabalho. (melhorar finalização)
➜ Desenvolvimento raso. Você, novamente, trouxe um parágrafo inteiro como um único período. As suas ideias não se conectam, o que dificulta - e muito - o entendimento. Os argumentos desse parágrafo são genéricos. Note que em nenhum momento você pontuou o porquê de existir esse pensamento favorável ao trabalho infantil ou, ainda a maneira em que ele é empregado. Atente-se à organização e clareza de ideias para, nas próximas, desenvolver uma defesa de tese mais fluida, produtiva e, claro, assertiva. Ok?

Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Infraestrutura (AGENTE 1) deve elaborar (AÇÃO 1) um projeto eficiente e solene que ajude famílias de baixa renda, promovendo oportunidades de emprego para os responsáveis das famílias, ouvindo essas pessoas e entendendo as suas necessidades (DETALHAMENTO DA AÇÃO 1),. Ademais, aliado ao precisa aliar-se ao Ministério da Cidadania (AGENTE 2), que deve promover palestras (AÇÃO 2) para àa população, com o intuito de romper (FINALIDADE DA AÇÃO 2) o pensamento naturalista em torno do trabalho infantil, por meio de (MEIO DA AÇÃO 2) debates com a presença de crianças que vivenciam essa realidade.
➜ Boa conclusão! Entretanto, você trouxe duas propostas incompletas: na 1 há o modo/meio, bem como a finalidade e a 2 não apresenta um devido detalhamento. Além disso - e novamente ressaltando -, atente-se à necessidade do uso de conectivos e diferentes períodos!

Nota :!:
C1 (120) Ps.: a sua estrutura sintática não está tão ruim (claro que há o que melhorar), mas, segundo a cartilha, a partir de 5 desvios naturalmente diferentes, deve-se diminuir a C1 para o nível 3.
C2 (160)
C3 (160)
C4 (120) Ps.: todos os seus parágrafos estão escassos em relação aos conectivos internos, o que ocasionou na falta de fluidez e conexão de ideias.
C5 (160)

Aqui estão alguns materiais interessantes de estudo:




Sucesso! Abs. :D
#64713
Mandyy escreveu:@eurodrigo Muito obrigada! Sua correção é impecável, me ajudou muito! <3
Disponha, Mandyy! Fico feliz em saber que gostou da correção. :D

Até a próxima! Abs. 8-)

Oiii alguém poderia corrigir minha reda&cc[…]

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Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

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