Nesse contexto, é possível perceber que uma das principais causas do trabalho infantil, atualmente, é a péssima distribuição de renda. Isso ocorre, porque, como já estudado pela antropóloga, Lília Schwartz, determinados problemas tendem a ser suavizados e não recebem a visibilidade necessária. Sob esse viés, a sociedade e, consequentemente, os políticos que enxergam tal problema ignoram como se fosse algo normal a ser presenciado. Dessa forma, quanto mais a situação for deixada de lado, mais crianças irão deixar de viver suas infâncias (o que, muitas vezes, irá impactar no futuro) para irem as ruas ajudar a sustentar suas famílias.
Como consequência, as crianças que sobrevivem a essa rotina comumente irão se deslocar, com seus parentes, para comunidades em condições barbárie e viver uma vida de miséria. Segundo o IBGE, a quantidade de crianças e jovens que trabalham em 2023 chega a ser 1,8 milhão, tornando a situação cada vez mais preocupante. Tal questão acontece, devido o pauperismo criado e normalizado na estrutura familiar da criança, onde muitas vezes é renunciado à educação e a saúde do indivíduo menor de idade.
Portanto, é mister que o Governo tome providências para amenizar o quadro atual. Para a diminuição da taxa do trabalho infantil, urge que o Ministério do Trabalho e Emprego juntamente com o Indica - Instatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente - crie o "Projeto Criança na Escola e Fora das Ruas" e divulgue através de mídias socialmente ativas, com o intuito de proporcionar uma vida educacional ideal aos pequenos trabalhadores. Espera-se com isso que a comunidade infantil receba uma melhor educação para um futuro confortável longe das ruas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.