Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65661
No romance "Torto Arado", Itamar Vieira retrata a realidade brasileira do sertão e dos camponeses escravizados, retomando um tema esquecido e dando protagonismo à uma população invisibilizada pelo corpo social. Fora da literatura, é possível perceber a mesma condição no que concerne à problemática do trabalho escravo no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude de insuficiência legislativa e de um legado histórico fortemente sedimentado na sociedade brasileira.

Convém ressaltar, a princípio, que a insuficiência das leis é um fator determinante para a persistência dessa realidade.
Conforme Aristóteles, a política tem como função primordial preservar o bem-estar entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, o trabalho escravo não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema. Prova disso, são os altos números divulgados pela mídia de indivíduos que até pouco tempo continuam sendo resgatados de situações laborais degradantes e desumanas.

Além disso, a escravidão contemporânea vivenciada no país encontra terra fértil no legado histórico deixado pela escravização da população negra. De acordo com o pensamento do antropólogo Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, a servidão forçada, mesmo que bastante distinta do modelo passado, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução. Diferentemente dos moldes passados, no qual "adquirir" um escravo era sinônimo de riqueza, hoje o indivíduo é mantido cativo por quantias ínfimas e ameaças à sua existência própria e familiar.

Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução desse impasse. É fundamental a criação de projetos de leis que contemplem a questão do ofício escravo, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar materiais que contemplem os detalhes da lei proposta, para que o imbróglio da escravidão não só ganhe respaldo legal, como também o faça de maneira consciente. Dessa forma, o olhar por essa parcela do população esquecida em seu tormento transcenderá a literatura.

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 165

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 185

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 190

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65701
@eurodrigo Pode corrigir? Agradeço! É a primeira que envio aqui.

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65703
@vitoriaca Oii, vi que você corrige e gostaria da sua ajuda. Obrigada!

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65705
@LeighTeabing Oii, aqui está a redação que solicitei correção.

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Avatar do usuário
Por Jheilane
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65706
AS PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM ALGUM TRANSTORNO PSIQUÍCO, EM SUA MAIORIA SÃO JULGADAS PELA SOCIEDADE IGNORANTE E PRECONCEITUOSA A QUAL VIVEMOS.É COMUM APONTAREM AS VÍTIMAS DESSAS DOENÇAS COMO LOUCAS, RETARDADAS E, EM SUA PIOR HIPÓTESE ALEGAM SER UMA FORMA DE FINGIMENTO OU, DE CHAMAR ATENÇÃO. POR CONTA DESTAS OFENSAS, ESCONDER OS PROBLEMAS EMOCIONAIS, EVITAR IR AO MÉDICO PARA ENCONTRAR UMA SOLUÇÃO E, TRATAR DOS MESMOS TORNOU-SE ALGO FREQUENTE E PREOCUPANTE ATUALMENTE.
AUGUSTO CURY- UM ESCRITOR RENOMADO NA ÁREA DA PSICOLOGIA AFIRMA EM SUA TRILOGIA “O VENDEDOR DE SONHOS” QUE: “EU ERA ‘NORMAL’ E, COMO MUITOS NORMAIS, MINHA LOUCURA ERA OCULTA, DISFARÇADA; PRECISAVA SER ESPONTÂNEO.’’ ANALISANDO O SEU PONTO DE VISTA PERCEBEMOS O QUAÕ CRUCIAL A MANEIRA QUE LIDAMOS COM A NOSSA SAÚDE EMOCIONAL.OCULTAMOS PENSAMENTOS E IDEIAS QUE VÃO DE CONTRAPARTIDA A SOCIEDADE POR RECEIO DE CRÍTICAS E EXCLUSÃO.AO OMITIREM SUAS REFLEXÕES, SUBMETEREM-SE A SITUAÇÕES DE MENOSPREZAMENTO, PRIVATIZAÇÃO DE DIREITOS, EXPLORAÇÃO SEJA NO TRABALHO OU EM OUTRO AMBIENTE E ENTRE OUTRAS POSSIBILIDADES DE SEREM RIDICULARIZADOS.
GERANDO ASSIM, ESTRESSE, MEDO E INSEGURANÇA, FAZENDO COM QUE, REPRIMAM SEUS SENTIMENTOS A TAL PONTO QUE, O CORPO COMEÇA Á DAR SINAIS DE SOBRECARGA EMOCIONAL, TRANSFORMANDO-SE NOS MAIS DIVERSOS SINTOMAS FÍSICOS Á EXEMPLO DE DORES NO CORPO, ACELERAMENTO DOS BATIMENTOS CARDIÁCOS E DIFICULDADE AO RESPIRAR. HÁ TAMBÉM, ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS COM O FIM DE PRESERVAREM O POUCO RESTANTE DA SUA SÁUDE MENTAL, COMO PREFERIR FICAR ISOLADO, EM LOCAIS FECHADOS, EVITANDO O PÚBLICO OU SITUAÇÕES A QUAL, DE ALGUM MODO VIESSEM A FORMAR CONVERSAS OU AÇÕES DESAGRADÁVEIS.
TENDO EM VISTA O GRANDE PRECONCEITO E JULGAMENTO ACERCA DAS DOENÇAS PSICOLÓGICAS AINDA VIVENTE NA SOCIEDADE, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE, O MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO QUANTO O MINISTÉRIO DA SAÚDE SE UNAM E ORGANIZEM UM PROJETO SEJA NA SOCIEDADE COMO UM TODO OU NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES, COM O OBJETIVO DE INSTRUIR OS CIDADÃOS, PRICNCIPALMENTE OS JOVENS ONDE O BULLYING SE FAZ ASSÍDUO, ATRÁVES DE PALESTRAS, PESQUISAS E LEITURAS, A IMPORTÂNCIA DE ACEITAR OS DIFERENTES SERES QUE CONVIVEMOS E SUAS PERSPECTIVAS,ENTENDER AS CAUSAS QUE LEVAM ALGUÉM SOFRER DESSAS CONDIÇÕES, ENFATIZAR A RELEVÂNCIA DA FILOSOFIA E SOCIOLOGIA COMO MATÉRIAS QUE AJUDAM A COMPREENDER AS PESSOAS E DESENVOLVER A EMPATIA E MORAL SOBRE AS MESMAS. CASO O CONTRÁRIO ESTAREMOS FADADOS Á CONTINUAR VIVENDO EM UM AMBIENTE PRECONCEITUOSO E INSEGURO FORMANDO, COMO DISSE AUGUSTO CURY MUITOS NORMAIS COM SUAS LOUCURAS OCULTAS E DISFARÇADAS.
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#65713
Estarei iniciando o processo de correção do seu texto dissertativo-argumentativo :)
----- Antes de tudo, eu não sou excelente em gramática (em vírgulas especificamente) então, darei o ponto médio nessa competência.

ps: não existe uma quantidade exata de linhas por parágrafo, mas eu gosto de ter um padrão. Vai de você! Vou apenas recomendar.

legenda:
(substituição)
palavra substituída
(estrutura)
erros
corrigido

//////////////////////////////////INTRODUÇÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
No romance "Torto Arado", Itamar Vieira retrata a realidade brasileira do sertão e dos camponeses escravizados, retomando um tema esquecido e dando protagonismo à uma população invisibilizada pelo corpo social (contextualização). Fora da literatura, é possível perceber a mesma condição no que concerne à problemática do trabalho escravo no Brasil (tese). Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema de contornos específicos, em virtude de insuficiência legislativa e de um legado histórico fortemente sedimentado na sociedade brasileira (argumentação - encaminhamento).

OBSERVAÇÕES: Sua introdução contém todos os elementos necessários, mas, vou ressaltar dois pontos importantes:
1- poderia ter dado mais detalhes a sua tese. Por que o romance retrata a mesma situação nos dias atuais? O que tem a ver com o trabalho escravo? Essa parte me confundiu um pouco.
2- Ao citar um autor, é importante dizer a função + nacionalidade.
ex: ...Itamar Vieira, escritor brasileiro, retrata….

/////////////////////////////////DESENVOLVIMENTO////////////////////////////////// (18 linhas - 9 para cada)
Convém ressaltar, a princípio, que a insuficiência das leis é um fator determinante para a persistência dessa realidade (apresentação da ideia). Conforme (Segundo) Aristóteles, (filósofo grego), a política tem como função primordial preservar o bem-estar entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente (Todavia), no Brasil, o trabalho escravo não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema. Prova disso, são os altos números divulgados pela mídia (qual mídia??) de indivíduos que até pouco tempo continuam sendo resgatados de situações laborais degradantes e desumanas (tese). ? (fechamento)

OBSERVAÇÕES: Bom, eu particularmente aconselho não utilizar dois repertórios em um parágrafo só, pois, o espaço que você cita um, você perde informação de outro mais importante. Seria muito legal, se você citasse com mais detalhamento essa parte: altos números divulgados pela mídia, citando a mídia e os números em específico e em cima disso, desenvolver sua tese de modo mais exato. Faltou o fechamento, que normalmente são frases de efeito :)
Não recomendo usar, “Conforme”, “Contrariamente”, como elemento de início de período. Procure utilizar conectivos de mais peso. ;)

Além disso, a escravidão contemporânea vivenciada no país encontra terra fértil no legado histórico deixado pela escravização da população negra (apresentação da ideia). De acordo com o pensamento do antropólogo Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, a servidão forçada, mesmo que bastante distinta do modelo passado, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução. Diferentemente dos moldes passados, no qual "adquirir" um escravo era sinônimo de riqueza, hoje o indivíduo é mantido cativo por quantias ínfimas e ameaças à sua existência própria e familiar.

OBSERVAÇÕES: O mesmo problema que o D1. Você citou um excelente revés, mas, no desenrolar da história, você perdeu o real problema a ser exposto “legado histórico fortemente sedimentado na sociedade brasileira”. Qual é o legado deixado? Quais são as raízes? Ao invés de citar duas coisas, cite apenas o repertório que faz mais sentido com a temática. Também é crucial ver o fechamento, por exemplo: “Por conseguinte, fazem-se necessárias medidas para resolver o impasse.” Organize melhor seu desenvolvimento sempre na estrutura:
- Apresentação do argumento: se aprofunda mais na tese citada na introdução
- Desenvolvimento da ideia: fundamentação, provas de que sua tese está correta
- Fechamento: indignação daquele problema citado.


//////////////////////////////////CONCLUSÃO////////////////////////////////// (6 linhas)
Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução desse impasse. É fundamental a criação de projetos de leis que contemplem a questão do ofício escravo, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar materiais que contemplem os detalhes da lei proposta, para que o imbróglio da escravidão não só ganhe respaldo legal, como também o faça de maneira consciente. Dessa forma, o olhar para essa parcela da população esquecida em seu tormento transcenderá a literatura.

OBSERVAÇÕES:
Você possui excelentes repertórios, e sabe se posicionar, o problema é a estrutura. Precisa ser bem específica e detalhar os pontos importantes. Veja só, o que coloquei em negrito, se tornou desnecessário, quando você poderia ter se aprofundado mais no projeto de lei.
Não compreendi a questão das consultas publicas :(

Vou escrever pra você a estrutura que uso nas minhas conclusões:
Dessarte, (problema). Urge, portanto, que o/a (agente), juntamente com o/a (agente II - quando tem, no caso), (ação) - por meio de (modo/meio) - a fim de promover o/a/um/uma (finalidade). Dessa forma, (detalhamento I).
Essa parte final eu considero como detalhamento, porém, eu insiro mais detalhamentos ao longo da conclusão. ele é apenas o exemplo e especificação a mais.
- Sempre que for fazer uma proposta de intervenção, observe os 5 elementos exigidos. São eles:
1. AGENTE: quem vai tomar a iniciativa para resolver o impasse? (cabe a/ao)
Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas
ser mais específica quanto a “consultas públicas"
2. AÇÃO: o que vai ser feito para resolver o problema?
projetos de leis que contemplem a questão do ofício escravo
3. MODO/MEIO: qual a maneira que vai ser utilizada pelo agente (por meio de/através de)
divulgadas nas redes sociais
divulgadas de que forma? anúncio? propaganda? Em quais redes? Instagram? Facebook? (isso e o detalhamento)
4. DETALHAMENTO: especificar alguma parte para convencer
5. FINALIDADE: qual a consequência terá após a resolução dos problemas citados. (a fim de/com a finalidade de).
para o público em geral ter acesso e se posicionar
falar mais nisso aqui também :)

Bom, essa foi minha correção!
Espero, de coração, que ajude em alguma parte do seu aprendizado!!
Se precisar de mim, basta mencionar que tentarei te ajudar :)
0
Avatar do usuário
Por chihirukiki
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65715
@vitoriaca Nossa, MUITO OBRIGADA. Você analisou coisas as quais eu não havia me atentado. Eu realmente ando meio perdida na estrutura do desenvolvimento, irei seguir as suas dicas. Obrigada mais uma vez! 🌼

No momento não consigo corrigir todas as redações, estou muito atarefada com estudos para o ENEM e faculdade! 😥
:!: Tentando corrigir apenas redações sem correção. :!:
0
Por vitoriaca
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#65717
@chihirukiki, por nada querida!! Fico feliz que tenha te ajudado <3
Se precisar, já sabe :)
0
Avatar do usuário
Por LeighTeabing
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#65728
@chihirukiki, vejo que @vitoriaca, já fez uma excelente correção. Não tenho nada a acrescentar. :D

Oi, pessoal. Infelizmente não estou conseguindo olhar todas as redações em que estão me mercando. Então, se você me marcou e eu não comentei nada, desculpa. Não deu pra olhar e, as vezes ,eu perco as notificações antes de poder olhar.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
133 Exibições
por Arttailaine
0 Respostas 
93 Exibições
por lidiafortes
Trabalho escravo
por Evellyynnnn    - In: Outros temas
0 Respostas 
54 Exibições
por Evellyynnnn
14 Respostas 
701 Exibições
por Lauany25
Trabalho doméstico analogo ao escravo
por study123    - In: Outros temas
0 Respostas 
248 Exibições
por study123
0 Respostas 
289 Exibições
por Anabia18
0 Respostas 
147 Exibições
por Sailor
A prática do trabalho escravo no Brasil
por gabizota    - In: Outros temas
0 Respostas 
58 Exibições
por gabizota
0 Respostas 
208 Exibições
por fkspedro
0 Respostas 
147 Exibições
por Mayra121212

Redação para concurso da cesgranri[…]

Paradigma do cuidado invisível

O art. 5°, I, da Constituição Fe[…]

Muito obrigado pela correção Felpz […]

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM