Convém ressaltar, a princípio, que a insuficiência das leis é um fator determinante para a persistência dessa realidade.
Conforme Aristóteles, a política tem como função primordial preservar o bem-estar entre as pessoas de uma sociedade. Contrariamente, no Brasil, o trabalho escravo não encontra respaldo político necessário para ser solucionado, o que dificulta a resolução do problema. Prova disso, são os altos números divulgados pela mídia de indivíduos que até pouco tempo continuam sendo resgatados de situações laborais degradantes e desumanas.
Além disso, a escravidão contemporânea vivenciada no país encontra terra fértil no legado histórico deixado pela escravização da população negra. De acordo com o pensamento do antropólogo Claude Lévi-Strauss, só é possível interpretar adequadamente as ações coletivas por meio do entendimento dos eventos históricos. Nesse sentido, a servidão forçada, mesmo que bastante distinta do modelo passado, apresenta raízes intrínsecas à história brasileira, o que dificulta ainda mais sua resolução. Diferentemente dos moldes passados, no qual "adquirir" um escravo era sinônimo de riqueza, hoje o indivíduo é mantido cativo por quantias ínfimas e ameaças à sua existência própria e familiar.
Portanto, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar a resolução desse impasse. É fundamental a criação de projetos de leis que contemplem a questão do ofício escravo, pelas comissões da Câmara e do Senado, em parceria com consultas públicas. Tais consultas devem ser amplamente divulgadas nas redes sociais, para o público em geral ter acesso e se posicionar. Além disso, em tais consultas, seria viável disponibilizar materiais que contemplem os detalhes da lei proposta, para que o imbróglio da escravidão não só ganhe respaldo legal, como também o faça de maneira consciente. Dessa forma, o olhar por essa parcela do população esquecida em seu tormento transcenderá a literatura.
Tentando corrigir apenas redações sem correção.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 165
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.